segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Civilizações pré-colombianas

Diz-se das civilizações que viviam no continente americano antes da chegada de Colombo.
O homem que vivia no Continente Americano não era autóctone, ou seja, não surgiu daqui. Veio de outros lugares. As teorias mais aceitas são:
· Corrente Malaio Polinésia – o homem teria vindo através do Oceano Pacífico e pertencia a grupos de melanésios e polinésia, povos hoje da Oceania.
· Corrente Australiana – o homem teria chegado da Austrália também através do Oceano Pacífico.
· Corrente Esquimó – prega que o homem teria chegado à América vindo do Ártico, grupos originários dos Montes Urais.
· Corrente Asiática – segundo esta o homem teria vindo da Ásia para a América através do estreito de Behring, principalmente grupos mongóis. Está corrente admite o início do povoamento no Continente Americano, a mais aceita. Dentre tantos fatores que colaboram para isso um deles é a relativa uniformidade nos traços culturais e físicos encontrado no homem pré-colombiano.
Quanto ao tempo em que essas migrações aconteceram, especialistas se divergem, de modo geral, é aceito a data entre 10.000 e 28.000 anos atrás.
Esses povos ao se estabelecerem aqui e desenvolveram tipos de sociedades desde aquelas que produziam excedentes até aquelas coletoras e caçadoras.
Sociedades avançadas. Corresponde aos maias, os astecas e os incas. Esses grupos praticavam a agricultura e percebiam excedentes, viviam em sociedades organizadas em estado e havia uma organização política-social.
Sociedades que praticavam a agricultura de subsistência. Muitos índios do Brasil faziam parte desse grupo, tupis-guaranis, caribas, aruaques, etc. Esses praticavam a agricultura de subsistência em vários estágios, sendo alguns já possuidores de técnicas que estavam auxiliando-os para uma revolução agrícola. Visto que cultivam mandioca, guaraná, amendoim, batata doce, tabaco, etc. Mas, mesmo praticando essa agricultura de subsistência não deixaram de ser caçadores e coletares.
Sociedades coletoras e caçadoras. Eram povos nômades que se dedicavam à pesca, a caça e a coleta. Sua organização social era simples, podemos incluir nesse grupos os jês, botocudos, patagões, comanches, etc.

Bibliografia.
ADAS, Melhem. Geografia da América: aspectos físicos e sociais. São Paulo: Moderna, 1982. p.57, 71 e73.
Leia mais:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/5403/1/Civilizacoes-pre-colombianas-/Paacutegina1.html

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada