terça-feira, 22 de setembro de 2009

Conceitos básico para execução de atividades da 6ª série.

Na proposta curricular da 6ª série vol. 3, na etapa 2 (Carta dos povos do cerrado). Há necessidade de domínio conceitual para se realizar a atividade proposta. Diante da dificuldade dos alunos em achá-los em dicionários e devido a reforma de escola que impossibilita o uso da biblioteca. Ei-los abaixo.

"Geraizeiros: habitantes dos campos gerais, caracterizados por chapadas.
Veredeiros: habitantes das veredas, áreas férteis que separam as chapadas nas quais ocorrem as roças e a criação de bois.
Quebradeiras de coco: mulheres que tiram seu sustento da quebra do coco babaçu e da venda de seus produtos, que podem ser usados na produção de óleo, carvão, ração animal, artesanato e cosméticos.
Vazanteiros: pequenos agricultores que ocupam as margens dos rios.
Pescadores artesanais: pescadores que usam técnicas artesanais, ao contrário do que ocorre na chamada pesca industrial.
Retireiros: trabalhadores rurais reponsáveis pela ordenha realizada em sítios e fazendas.
Pantaneiros: moradores do Pantanal. Alguns deles exercem atividades tradicionais, tais como os boiadeiros, responsáveis pela condução do gado, os extrativistas, que coletam os frutos regionais, e os pescadores.
Agroextrativistas: populações que combinam atividades agrícolas (tais como cultivo de árvores frutífera) com atividades extrativistas."

Fonte:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental.6ª série, vol. 3. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini equipe, Angela Corrêa da Silva, Jaime Tadeu Oliva, Raul Borges Guimarães, Regina Araujo, Sérgio Adas. São Paulo: SEE, 2009. p.35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada