sábado, 26 de setembro de 2009

Conceitos essenciais para Geografia

Para entendermos uma ciência precisamos trabalhar com alguns conceitos que são essenciais, estes adquirem significado específicos para cada ciência. A Geografia não foge à regra. Alguns termos que são popularmente usados nas conversas informais e até em outras áreas científicas adquirem, na abordagem geográfica, um sentido especial.
Enteder bem esses conceitos é indispensável para prosseguir em análises mais requintadas e profundas.
É dessa forma que espaço, paisagem, lugar e território têm um significado especial para ciência geográfica.
Vamos ao conceitos.
Espaço.
Para Geografia o espaço deve ser chamado de espaço geográfico para o diferenciar do espaço cartesiano. O espaço geográfico é o objeto da geografia ele é produzido pelo homem que usa o substrato natural para tecer suas redes. Na definição usada por Milton Santos o espaço é todo conjunto do trabalho social cidades, ruas, prédios, produção agrícola, relações empregatícias, relações de exploração, segregação, cultura, etc. Veja o que fala Ruy Moreira sobre o espaço geográfico:

"O caráter social do espaço geográfico decorre do fato simples de que os homens têm fome, sede e freio, necessidades de ordem física decorrentes de pertencer ao reino animal, ponte de sua dimensão cósmica. No entanto, à diferença do animal, o homem consegue os bens de que necessita intervindo na 'primeira natureza' (...)" (MOREIRA, RUY. 2007 p. 65.)

Paisagem.
Esse conceito é muito importante e por várias vezes confundido na Geografia.
A paisagem por ser o aranjo espacial o qual avistamos tem, necessariamente, um caráter social, para sua produção o homem faz uso do espaço geográfico, ela é percebida por nós pelos nossos orgão de sentido e contém o passado e o presente, nela também lemos o que se passa no espaço. Segundo Ruy Moreira a paisagem assim analisada coloca a Geográfia numa categoria entre a arte e a ciência.

Lugar.
O lugar é uma unidade sensível. É onde criamos identidades, é a parte do espaço que nos causa afeto, detêm o movimento da vida, do passado e do presente; também pode conter relações de conflito.

Território.
É um área regida por relações de poder, onde há um governo, onde há relação de política e demais agentes sociais. O território é onde um país atua, onde suas intituições se fazem presentes.

Bibliografia de referência.

Brasil, Ministério de Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológia. Parâmetos curriculare nacionais: ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria de EEducação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 1999. pp. 309-316.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 7ed. Rio de Janeiro, 2005.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada