quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Diferenças entre Coreia do Sul e Taiwan

Ambos os países são considerados Tigres Asiáticos, países que começaram a se industrializar na década de 1970 com transposições de indústrias eletrônicas, químicas, automobilísticas e siderúrgicas. Seguiram, de modo geral, o modelo japonês que usava a princípio mão-de-obra barata e relativamente qualificada, além de uma disciplina cultural presente nos asiáticos.
Esses países receberam muito investimento do Japão e dos EUA, pelos motivos que expomos acima e também pelo fato de terem terrenos mais baratos e legislação trabalhista e ambiental flexível.
Em determinado momento e em consequência dos altos investimentos em educação, esses países superaram os baixos salários. De modo que hoje praticam excelentes salários que proporciona boa qualidade de vida, pode se dizer que estão na dianteira para serem considerados desenvolvidos.
Coreia do Sul e Taiwan possuem as economias mais diversificadas dos tigres asiáticos. A diferença básica entre eles pode ser constatada da seguinte forma:
Coreia do Sul.
Há predominância de grandes empresas que dominam quase toda a produção, cerca de 40% da economia, que produzem automóveis, televisores, computadores, geladeiras, gravadores, DVDs; dentre outros. Essas produções são dominadas por empresas como; Sansung, Daewoo, Hyundai, Lucky-Goldstar (LG) e Sunkiong (SK).
Taiwan.
Predomina pequenas e médias empresas que mantêm uma produção muito diversificada, normalmente são produtoras de uma única mercadoria se destacando em tecidos, eletrônicos, brinquedos, etc.
A exceção em Taiwan são os estaleiros, esses são grandes empresas, o país ultrapassou o Japão e hoje é o maior produtor de navios do mundo.
Bibliografia
VESENTINE, José William. Geografia: geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2005. pp.58-59.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada