quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rússia: história, tecnologia e forças armadas.

Brasão das armas da Rússia


Não podemos negar que a Rússia tem características, histórias e números interessantes.


Comecemos por sua extensão.
É, isoladamente, o maior país do mundo com mais de 17 milhões de Km², quase o dobro do segundo maior país. É um país euroasiático e somente a sua parte europeia a deixaria na condição de sétimo maior país do mundo com 4.238500 Km², a parte asiática, separadamente, continuaria a ser o maior país do mundo com 12.836.900 Km².
Forças armadas.
A Rússia possui a segunda maior forças armadas do mundo, perdendo apenas para os EUA, situação não muito unânime entre analistas, houve uma relativa decadência depois do fim da União soviética. Nossa fonte, não analisa números isolados mas sim todo conjunto como tecnologia, gastos militares, números de soldados, etc.
História.
Foi o primeiro país a implantar de fato um regime socialista. Críticas à parte, o que possibilitou grandes avanços econômicos, tecnológicos e sociais. Na época do Império Russo, chegou a possuir terras na América do Norte.
Tecnologia.
Na época da União Soviética foram os primeiros a colocar um satélite no espaço, os primeiros a colocar um ser vivo no espaço, os primeiros a fazer uma missão tripulada ao espaço e os primeiros a mandar uma sonda à Lua.
Fontes
Folha UOL
ADAS, Melhen. Geografia da América: aspectos físicos e sociais. São Paulo: Moderna, 1982.
Assuntos relacionados
Forças armadas da Rússia
Embaixada da Rússia no Brasil
Os exércitos mais poderosos do mundo
Murmansk. A capital do polo norte
Vídeo sobre as forças armadas da Rússia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada