quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Causas das glaciações



"Um dos aspectos ainda problemáticos da história climática da Terra envolve o esclarecimento da causa ou das causas da alternância entre períodos de resfriamento e aquecimento global." [1]


Os fatores podem ser divididos em quatro: 1 - variações na radiação solar. 2 - variações na composição da atmosfera terrestre. 3 - alterações na posição paleogeográfica na posição de oceanos e continentes e em suas características. 4 - causas extraterrestres.
A rotação do nosso sistema solar em relação a nossa galáxia pode provocar mudanças climáticas, isso ocorre porque há alterações na quantidade de radiação solar.
Os ritmos orbitais de periodicidade menor podem, também causar mudanças climáticas. Essas mudanças podem ser:

"a) inclinação axial: refere-se à variação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano a da elíptica (plano da órbita terrestre em torno do Sol). O ângulo, hoje de 23,5º, oscila entre 24,5º e 21,5º a cada 41.000 anos (K anos);
b) excentricidade da órbita terrestre: a cada 91 K anos em média, a órbita da Terra passa de elíptica a circular;
c) precessão dos equinócios: causada pela oscilação do eixo da Terra,em razão da atração gravitacional da Lua e do Sol, configurando um cone, em média a cada 21 K anos." [2]

Erupções vulcânicas podem aumentar o gás carbônico na atmosfera, junta-se a isso as expansões dos fundos oceânicos. Porém, em contrapartida a esses fatores as regressões marinhas podem colaborar para a retirada de gás carbônico da atmosfera, visto que as plataformas continentais ficam mais expostas e ocorre intemperismo químico das rochas sob a ação do CO2.
A distribuição dos continentes e dos oceanos pode colaborar nesse cenário. Apesar de conter alguns paradoxos, quando a Gondwana migrou para os polos pode ter refletido no clima. Pois grandes massas continentais nos polos faz com que haja acúmulo de neve aumentando a refletividade da luz solar.
E por fim, existe as causas extra-terrestres, quando um corpo estelar atinge alguma superfície emersa do planeta, provocando, devido ao seu impacto, grande quantidade de poeira suspensa bloqueando a radiação solar. Por outro lado, se esse corpo atinge um oceano pode haver um aumento da temperatura, pois grande quantidade de água será lançada na atmosfera, provocando um efeito estufa.

Fonte:
TEIXEIRA, Wilson. [et. al.] (orgs) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. pp.244-245.
[1] e [2] TEIXEIRA, Wilson. [et. al.] op. cit.p. 244.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada