quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Localização e Formação do Território Brasileiro.Série Geografia do Brasil I.

Essa série de posts visa contribuir com alunos que estão cursando principalmente o segundo ano do ensino médio, não que o assunto não seja útil a outros anos, mas o que vocês verão aqui é o resultado de um material que foi preparado como breves notas de aulas para um determinado segundo colegial.Como sempre, alerto meus alunos, não se trata de nada acabado, são apenas notas que lhes direcionarão para pesquisas mais abrangentes.
A referência bibliográfica estará disponível num elemento de página na barra lateral do vídeo.

Boa leitura!
Localização do território brasileiro.
Com uma área de 8 514 876 Km², o Brasil ocupa a maior parte da América do Sul, no Continente Americano, onde faz divisa com todos os países com exceção do Equador e do Chile. A maior parte de suas terras estão na região tropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio), com uma pequena parte no hemisfério norte. É cortado pela linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, onde ao sul dessa linha ocorre uma sutil perda da tropicalidade e o país adquire características climáticas e fisiográficas de regiões subtropicais.

Formação do território brasileiro.
A ocupação das terras do Brasil é fruto da expansão comercial europeia do século XVI, quando Portugal iniciou o reconhecimento do território que viria a ser o Brasil em 22 de Abril de 1500. No final deste século Portugal começou a colonizar definitivamente suas terras.
Pode-se resumir da seguinte forma a ocupação do território brasileiro:
Século XVI: a ocupação do território se limitava ao litoral, a principal atividade econômica era o cultivo de cana-de-açúcar, que tinha sua produção destinada a exportação.
Século XVII e XVIII: marcado pela pecuária que adentrou a oeste do país e pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos no Brasil central onde hoje estão os estados de Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Século XIX: a atividade que se destacou neste período foi a cafeicultura que se expandiu principalmente na região sudeste, contribuindo para o surgimento de muitas cidades e de uma relativa infraestrutura de transportes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada