quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Localização e Formação do Território Brasileiro.Série Geografia do Brasil I.

Essa série de posts visa contribuir com alunos que estão cursando principalmente o segundo ano do ensino médio, não que o assunto não seja útil a outros anos, mas o que vocês verão aqui é o resultado de um material que foi preparado como breves notas de aulas para um determinado segundo colegial.Como sempre, alerto meus alunos, não se trata de nada acabado, são apenas notas que lhes direcionarão para pesquisas mais abrangentes.
A referência bibliográfica estará disponível num elemento de página na barra lateral do vídeo.

Boa leitura!
Localização do território brasileiro.
Com uma área de 8 514 876 Km², o Brasil ocupa a maior parte da América do Sul, no Continente Americano, onde faz divisa com todos os países com exceção do Equador e do Chile. A maior parte de suas terras estão na região tropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio), com uma pequena parte no hemisfério norte. É cortado pela linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, onde ao sul dessa linha ocorre uma sutil perda da tropicalidade e o país adquire características climáticas e fisiográficas de regiões subtropicais.

Formação do território brasileiro.
A ocupação das terras do Brasil é fruto da expansão comercial europeia do século XVI, quando Portugal iniciou o reconhecimento do território que viria a ser o Brasil em 22 de Abril de 1500. No final deste século Portugal começou a colonizar definitivamente suas terras.
Pode-se resumir da seguinte forma a ocupação do território brasileiro:
Século XVI: a ocupação do território se limitava ao litoral, a principal atividade econômica era o cultivo de cana-de-açúcar, que tinha sua produção destinada a exportação.
Século XVII e XVIII: marcado pela pecuária que adentrou a oeste do país e pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos no Brasil central onde hoje estão os estados de Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Século XIX: a atividade que se destacou neste período foi a cafeicultura que se expandiu principalmente na região sudeste, contribuindo para o surgimento de muitas cidades e de uma relativa infraestrutura de transportes.

29 comentários:

  1. ola..gostei de seu blog,estarei utilizando essa matéria em minha aula...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nós não limos nada esse site e podre

      Excluir
  2. obrigado me ajudou num trabalinho vlw prof . . .

    ResponderExcluir
  3. obrigada vc me ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. vlw vc mim ajudou bastante no meu trabalho de escola vlw prof.

    ResponderExcluir
  5. valeu vc me ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. muito bom gostei me ajudou na minha pesquisa da escola.obrigado!!!

    ResponderExcluir
  7. tenho que entregar um trabalho sobre o assunto e certamente espero que esse documentario venha a esclarecer pois é um bom istrutor beijinhos amores S2.

    ResponderExcluir
  8. OIIII ADOOOOOOOOOROOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  9. er ommmmmmmmmmmmmmmmmmmo

    ResponderExcluir
  10. Tb adorei vooc ter me ajudado muito muitas gratias *-*

    ResponderExcluir
  11. vlw prof gostei dessa pesquisa que tai eu ganhei 5 pontos vlw mesmo

    ResponderExcluir
  12. gostei dessa pesquisa prof eu ate ganhei no trabalho da escola de pesquisa

    ResponderExcluir
  13. gostei do blog ...to aqui mesmo so estudando por enquanto n tem trabalho nenhum nao..gostei

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito teu blog,e mim ajudou na pesquisa de Geografia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. VLW PROF AJUDO MUITO NO MEU TRABALHO

    ResponderExcluir
  16. gostei mim ajudol muito do comçerteza obrigado...bj

    ResponderExcluir
  17. arrasou beibe obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Gostei me ajudou muito vlw Prof

    ResponderExcluir
  19. obrigada me ajudou a estudar para uma prova
    obrigada gostei muito da resposta

    ResponderExcluir
  20. amei vou tirar um 10 no trabalho muito bom esse site vc brilhou...!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  21. valeu vou tira nota massima na escola

    ResponderExcluir
  22. vou estar sempre lendo e estudando cada vez mais porque amei seu blog e me ajudou em um trabalho escolar muito dificil

    ResponderExcluir
  23. amei o o seu blog demais!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. mt bom me ajudou bstante valeu

    ResponderExcluir
  25. me ajudou a faser um trabalho importante.


























































































































































































































































































































































































    ResponderExcluir
  26. olá, muitooooo obrigado me ajudo muito...brigadu prof.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada