quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O que são lagos?

"Lagos são massas d'água estagnada, de origem natural (não antrópica),maiores de 0,1 Km², situadas em depressões do terreno e sem conexão com o mar." [1]
Existem vários lagos do mundo, cerca de 250 deles possuem área superior a 500Km². Metade dos lagos são de origem glacial, um terço é formado por processos tectônicos, podem ocorrer também em forma de lagunas costeiras ou em crateras de vulcões, ou ainda, em depressões originadas por impactos de corpos estelares.

Classificação de lagos.
Exorreicos. Quando deles saem rios que se dirigem para oceanos.
Endorreicos. São aqueles que não apresentam ligação com os oceanos.

As taxas de sedimentação dos lagos são baixas, e o processo de deposição ocorre por decantação. Assim pequenas extensões de sedimentos podem guardar registros de milhares, ou milhões de anos.

Curiosidades sobre lagos.
O maior lago de água doce do mundo é o Lago Vostok, na Antártida. Possui 14.000 Km² de superfície e profundidade de 510 m, próximo a esse lago foi constatada a menor temperatura do planeta, -89º C. A superfície desse lago está sob uma camada de gelo de 3.750 m.
Na bacia de Taubaté em no estado de São Paulo, durante o Oligoceno (terciário) houve um grande lago, nele foram depositados camadas de argila esverdeada, hoje essas argilas são lavradas para uso industrial.
Na América do Norte, principalmente no Canadá, e no extremo norte da Europa, Noruega, Suécia e Finlândia, correm muitos lagos de origem glacial. Na região centro-sudeste da África ocorrem muitos lagos de origem tectônica.

Principais lagos do mundo.
América do Norte: Superior, Michigan, Erie, Ontário, Winnipeg, etc.
América do Sul: Titicaca. Poopó, etc.
Na África: Vitória, Tanganica, Niassa, etc.
Ásia: Aral, Baikal, Balkash.

Fontes:
TEIXEIRA, Wilson. [et. al] (orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. pp.194-195.
Atlas Escolar IBGE. 4 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
[1] TEIXEIRA, Wilson.[et.al] op. cit. p. 194.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada