segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Conceitos usados em geografia: aglomeração urbana, área antropizada, biodiversidade e ecossistemas.

Em outros posts desse blog tentei contribuir com esse grande universo terminológico da geografia (normal em todas ciências), a importância do domínio conceitual se dá em várias circunstâncias, a falta de entendimento de uma única palavra pode comprometer a resolução de um exercício ou uma proposta de trabalho.
Aqui usei por base o Atlas do IBGE, achei por bem reproduzi-los na íntegra visto que se trata de conceito e não me sinto a vontade para mudar a redação usada por tal instituto.
Vamos a eles.
Aglomeração urbana. Conjunto de municípios limítrofes instituído por legislação estadual, com o objetivo de integrar a organização e o planejamento de interesse comum. As agromerações de Pelotas e de Caxias do Sul, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, estão definidas por legislação complementar.
Área antropizada. Área onde há ocupação pelo homem, que exerce atividades sociais, econômicas e culturasi sobre o ambiente.
Área de influênias das cidade. Área à qual a cidade presta serviços e distribui bens e da qual depende para odesenvolvimento de suas atividade econômicas. Como nem todas as cidades possuem os mesmos ramos de atividades e /ou distribuem os mesmos tipos de bens e serviços, elas atraem um número variável de consumidores, o que determina a hierarquia entre elas.
Áreas nacionalmente protegidas. Áreas de terra e/ou mar especialmlente dedicadas à proteção e manuntenção da diversidade biológica e de seus recursos naturais e culturais associados, não incluindo locais protegidos localmente ou no interior, ou áreas particulares. Essas áreas são manejadas por meio de instrumentos legais ou outros meios efetivos.
Biodiversidade. Variabilidade de organismos vivos de todos os tipos, abrangendo a diversidade de espécies e a diversidade entre indivíduos de uma mesma espécie.Compreende também a diversidade de ecossistemas terrestres e aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte.
Ecossistema. Complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de microorgganismo e seu meio inorgânico, que interagem como uma comunidde funcional, e um determindao espaço, de dimensões variáveis.
Atlas Geográfico Escolar. IBGE. 4ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada