segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Conceitos importantes para Geografia: domicílio, erosão, biota, e PNB.

Em outros posts desse blog tentei contribuir com esse grande universo terminológico da geografia (normal em todas ciências), a importância do domínio conceitual se dá em várias circunstâncias, a falta de entendimento de uma única palavra pode comprometer a resolução de um exercício ou uma proposta de trabalho.
Aqui usei por base o Atlas do IBGE, achei por bem reproduzi-los na íntegra visto que se trata de conceito e não me sinto a vontade para mudar a redação usada por tal instituto.
Vamos a eles.
Domicílio. Local estruturalmente separado e independente que se destina a servir de habitação a uma ou mais pessoas ou que está sendo utilizado como tal. Classifica-se como particular o domicílio construído para servir exclusivamente à habitação e que na data da pesquisa tem a finalidade de servir de moradia a uma ou mais pessoas.
Domínio fitoecológico. Local onde ocorre determinado tipo de vegetão, com um ou mais gêneros que o caracterizam.
Erosão. Desagregação, transporte e deposição do solo e rocha em decomposição pelas águas, ventos ou geleiras.
Estação aduaneira interior. Recinto alfandegário de uso público, instalado fora das zonas primários - portos e aeroportos -,onde mercadorias destinadas a importção e exportação podem ser armazenadas e desembaraçadas. Porto seco.
Concentração de terras. Processo ou efeito da acumulação das terras de um país nas mãos de um número pequeno de proprietários.
Biota. Conjunto de fauna de uma determinada região.
População rural. Parcela da população que reside em área classificada como rural no último Censo Demográfico disponível. No caso brasileiro, a situação do domicílio é definida por lei municipal, em vigor na data de referência da pesquisa, que estabelece os limites, inclusive os aglomerados rurais de extensão urbana, os povoados e os núcleos.
PIB - Produto Interno Bruto. Valor dos bens e serviços finasi produzidos dentro das fronteiras do País, independente da nacionalidade do produtor. É o principal indicador da atividade econômica de um país.
PNB - Produto Nacional Bruto. Valor dos bens e serviços finais produzidos com recursos do País, empregados dentro ou fora do Território Nacional, pertencentes a pessoas ou empresas. Diferentemente do produto interno bruto, inclui o resultado de empresas no exterior e desconta os investimentos de caplital estrangeiro dentro do Território Nacional.
Atlas Geográfico Escolar IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada