segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Conceitos utilizados em Geografia: afélio, Capítal, sistemas urbanos e hipsometria.

Em outros posts desse blog tentei contribuir com esse grande universo terminológico da geografia (normal em todas ciências), a importância do domínio conceitual se dá em várias circunstâncias, a falta de entendimento de uma única palavra pode comprometer a resolução de um exercício ou uma proposta de trabalho.
Aqui usei por base o Atlas do IBGE, achei por bem reproduzi-los na íntegra visto que se trata de conceito e não me sinto a vontade para mudar a redação usada por tal instituto.
Vamos a eles.
Afélio. O ponto da órbita de um astro dosistema solar em que a sua distância ao sol é maxima. Em oposição a periélio.
Capital. Localidade que abriga a sede do governo.
Endemia. Presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso ou, ainda, a prevalência usual de uma doença particular emuma zona geográfica determinada.
Uso sustentável. Exploração do ambiente de maneira a garantir aperenidade dos recurso ambienteais renováveis e dos processos ecolópgicos,mantendo justa e economicamente viável. Destacam-se comostividade de uso sustentável dos recursos naturais: extaçãop de madeira, de acordo com um plano de manejo, coleta controladad de produtos florestais, como extração de borracha, coletaq de frutos, semente, plantas medicinais, etc.; turismo sustentável; pesca controlada; e criação de animais sivestres emuniades de conservção para fins de subsistência e comercialização.
Sistemas urbanos. Extensos conjuntos de cidades interdependentes economicamente e hierarquizadas por meio da troca de bens, do fornecimento de serviços e dos movimentos de capitais e de informações especializadas.
Hipsometria. Medição de alturas e altitudes.
Atlas Geográfico Escolar IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2007

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada