segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Vulcões no Brasil.


Hoje não existem vulcões ativos no Brasil, em eras geológica remotas houve grande atividade vulcânica em nossas terras: Poços de Caldas, Araxá, São Sebastião, Cabo Frio são alguns exemplos de antigas área vulcânicas.
O maior vulcanismo que ocorreu no Brasil, figurando entre os maiores do mundo, se deu na Bacia do Paraná há aproximadamente 130 milhões de anos. Trata-se de um tipo de vulcanismo chamado vulcanismo de fissura ou de rift, nesse caso não há um cone vulcânico como nos tradicionais vulcões.
As lavas dessa grande erupção se espalharam por uma área de 1.200.000 Km² e abrangeram terras do sudeste, sul e centro-oeste do Brasil, além de países como Argentina, Paraguai, Uruguai e do continente africano, visto que este estava ligado ao Brasil. Em alguns pontos, perfurações comprovam que a espessura da lava chegou a 1.700 m. Esse evento ficou conhecido como Vulcanismo da Formação Geral da Bacia do Paraná e está associado à fragmentação do grande continente Gondwana que formou o Oceano Atlântico.
Fonte:
TEIXEIRA, Wilson [et.al] (org) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. pp. 365-367.

Leituras relacionadas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada