domingo, 31 de janeiro de 2010

Geografia da religiões.

Crédito imagem:Danilo Rizzuti's
O estudo das religiões pela geografia está em consonância com Os Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito, dentre outras coisas, à ética da identidade onde o respeito recíproco deve promover um entendimento da diversidade em que as diferentes culturas se apresentam no mundo atual um desafio exigido para da educação voltada para a constituição de identidades responsáveis e solidárias, compromissadas com a inserção em seu tempo e em seu espaço.
No mundo vemos conflitos e desentendimentos por toda parte motivados por questões religiosas, em especial, mas não somente o conflito árabe-israelense e o "terrorismo" que depois de 11 de setembro de 2001, ganhou dimensões e preocupações mundiais.
Obviamente que a religião não raro é pano de fundo para dimensões política e econômicas, mas de todo modo o estudo das mesmas é essencial para um melhor entendimento e convivência.
Vejamos uma apresentação das grande religiões mundiais.
Religiões monoteístas: o Judaímo, o Cristianismo e o Islamismo.
São religiões que possuem algo em comum, elas provém em suas bases do Judaísmo, a religião monoteísta mais antiga do mundo. Acreditam num sistema de mundo linear, começo, meio e fim, alguns profetas são comum a elas, seus livros sagrados têm semelhanças, em especial o Judaísmo e o Cristianismo.
O Islamismo apesar de ser monoteísta e ter alguns profetas em comum com as outra duas grandes religiões se distingui em alguns critério, normalmente são mais rígidos em suas práticas religiosas e mais "espiritualizados".
Depois nos temos duas grandes religiões que que se diferem consideravelmente das três monoteístas: o Hinduísmo e o Budismo. Ambas são reencarnacionista e seu sistema de mundo é cíclico, acreditam na reencarnação e na atuação e ação do espíritos após a morte. O Hinduísmo é, a grosso modo, politeísta. O Budismo além de religião é uma filosofia de vida.
Existem outras religiões pelo mundo, essas que apresentamos figuram entre as principais e delas também derivam outras, em especial no cristianismo que se divide em ortodoxos e protestantes e no Hinduísmo, que para se referir melhor a ele é na verdade um sitema de crença do subcontinente indiano do qual deriva várias religiões.

Referência.
GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NTAKER Henry. O livro das religiões. [trad. Isa Mara Lando] São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Os links abaixo propiciarão uma pesquisa mais completa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada