sábado, 30 de janeiro de 2010

Qual a diferença entre ilhas e continentes.

Crédito: © Pjworldtou... Dreamstime.com
Externamente nosso planeta possui partes líquidas chamadas oceanos e partes sólidas chamadas continentes - vastas extensões de terras cercadas por águas oceânicas ( KOOGAN/HOUAISS, 1994). Mas, o que são vastas, segundo o mesmo dicionário citado acima, trata-se de algo muito grande. Mas, ainda assim é algo relativo.
Tanto as ilhas como os continentes possuem conceitos semelhantes - porções de terras rodeadas por água, no caso das ilhas vale lembrar que não precisa ser necessariamente águas oceânicas, pois que há ilhas fluviais (de rios).
Para acertar as arestas covencionou-se diferenciar ilha de continente pela extensão. Assim, a Austrália com seus 7.741.000 Km² passou a ser o menor continente e a Groelândia com seus 2.175.600 Km² é a maior ilha.
Porém tome alguns cuidados. Melhor é chamar a Austrália de menor massa continental, visto que ela faz parte de um continente - a Oceania. Enquanto a Groelândia (pelo menos por enquanto) é um território ultramarino da Dinamarca. Essa é uma visão da divisão continental humana (ou social) onde não necessariamente são apenas os fatores físicos que se aplicam às divisões dos continentes.
Referências:
VESENTINI, José Willian; VLACH, Vânia. Geografia crítica. São Paulo: Ática, 2002.
Enciclopédia e Dicionário Ilustrado. Koogan/Houaiss. Edições Delta, 1994.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada