segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

As regiões mais povoadas do mundo.

Os 6,5 bilhões de habitantes do planeta Terra não estão distribuídos igualmente pelo mundo, existem regiões com grandes concentrações em contraste com regiões que pelas condições naturais não oferecem oportunidades de adensamento populacional. Estas regiões são chamadas de anecúmenas e normalmente são os grandes desertos, regiões de clima muito frio, altos de montanhas, pântanos, etc.
Vale lembrar que o homem tem muita capacidade de modificar o meio para melhor habitar, mas no entanto algumas regiões oferecem menos esforços para tal feito, essas normalmente são regiões com boa fertilidade, vale de grandes rios e algumas planícies litorâneas.

O continente asiático é o mais populoso do mundo, em especial o leste e sudeste da China, as regiões litorâneas da Índia, Bangladesh e Japão. A Europa centro-ocidental também concentra grande adensamento populacional, acompanhada do nordeste dos Estados Unidos, do sudeste do Brasil, do vale do Nilo (historicamente povoado) dentre outras regiões.
A concentração populacinal, a grosso modo, coincide com a localização das grande cidades, nota-se esse fato quando se compara um mapa evidenciando a localização das grandes cidades e a concentração populacional. Para saber mais sobre a distribuição da população mundial e quais os países mais populosos clique aqui.
Abaixo você encontra um tabela - Principais centros de povoamento mundial. Clique nela e veja-a ampliada.















Referências:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental.8ª série, vol. 3. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini equipe, Angela Corrêa da Silva, Jaime Tadeu Oliva, Raul Borges Guimarães, Regina Araujo, Sérgio Adas. São Paulo: SEE, 2008.
Atlas Geográfico Escolar. São Paulo: IBEP, 2008.

Sugestões de leituras:
Distribuição da população mundial.
As 10 maiores cidades do mundo em 2007.
As 10 maiores cidades do Brasil - exceto as capitais e suas regiões metropolitanas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada