terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Critérios de regionalização.

Brasil - macrorregiões segundo o IBGE.

A questão da seletividade do espaço se dá pois que "...é o processo de eleição do local com que a sociedade inicia a montagem da sua estrutura geográfica. Ela é uma expressão direta e combinada dos princípios da localização e da distribuição"(MOREIRA, 2007.p 82).
Regionalizar implica em selecionar, agrupar certas partes do espaço geográfico que possuem características em comum.
A regionalização é um tema muito discutido em geografia, com abordagens acadêmicas que fugiriam da proposta desse espaço. De todo modo, aqui devemos entender que a região é um espaço produzido socialmente, que tem relação com a natureza e os meios de produção. Esse conceito pode variar de ciência para ciência e de autor para autor. Abaixo está uma definição de região segundo um dicionário enciclopédico:
"grande extensão territorial /território caracterizado por condições especiais de clima, aspetos físico, populaçao e produção, posição geográfica, etc. "(KOOAGN/HOUAISS, 1994).
Notem, agora, como um historiador entende a região:
"Outro historiador que discute o conceito de região é Marcos Silva (1992), que considera a região como um universo de práticas vivenciadas pelos diversos grupos humanos que nela se inserem, que englobam o relevo, as relações pessoais, a memória familiar, as condições de trabalho, a sexualidade, a associação, etc. A partir desta definição, pode-se pensar em extrapolar limites e fronteiras de ordem administrativa que, em geral, delimitam uma região, destaca. O regional torna-se, portanto, um conjunto de identidades não vinculado necessariamente aos limites formais estabelecidos." (apud http://www.fesjf.estacio.br/revista/edicao4/ARTIGOS/EC04%20CONCEITODEREGIAO.pdf)
Diante do que expomos, o regionalismo, como doutrina favorável aos agrupamentos regionais, opta por partes previamente selecionadas por critério naturais ou humanos.
Todo critério tem base humana, visto que a questão do conceito, do objeto analisado, é essencialmente humana. Porém, quando usa-se critérios naturais estamos nos referendo àquelas partes da crosta com ocorrências e características que não precisaram do ser humano para existir, p. ex.: uma vegetação, um deserto, o clima, etc. Quando usamos critérios humanos, abrimos uma gama praticamente infinita de seleção, p. ex.: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), PIB, mortalidade infantil, países desenvolvidos e subdesenvolvidos, etc.
Notem a grande abrangência quando optamos por regionalizar com base em critérios humanos, suponhamos que uma empresa de telefonia celular encomende um mapa que evidencia as regiões onde há mais jovens com potencial de compra para seu produto, ou ainda, um mapa onde se evidencia a maior quantidade de pessoas idosas para se vender planos de saúde.
Assim, a regionalização atende uma necessidade humana, seja para fins econômicos, de estudos, de saúde, etc.
Referências:
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço. São Paulo: Contexto, 2007.
Dicionário e Enciclopédia Ilustrado. KOOGAN/HOUAISS. Rio de Janeiro: Edições Delta, 1994.
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino médio.3ª série, vol. 1. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini equipe, Angela Corrêa da Silva, Jaime Tadeu Oliva, Raul Borges Guimarães, Regina Araujo, Sérgio Adas. São Paulo: SEE, 2009.
Sugestões de leituras:

17 comentários:

  1. Professor Alexandre gostei muito do seu blog. Não Conseguia entender no livro o que realmente se tratava de critérios de regionalização, mas com seu blog conseguir mais me aprofundar obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixe de ser mão educado seu burro vai aprende a ser educado ñ a ser burro

      Excluir
    2. tbm gostei muito .

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. está errado, o primeiro critério foi com base em regioes naturais, em 1946.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Obrigado. Agora consigo entender o que são critérios de regionalização. Continue escrevendo assim!

    ResponderExcluir
  5. A regionalização do Planeta de acordo com a as eras geológicas, uma vez que os continentes surgiram em períodos geológicos distintos.- está afirmação está correta?

    ResponderExcluir
  6. Eu queria mesmo era a definicao dos criterios de regionalizqcao, ideologico, social e economico mas ok...

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito mesmo, me ajudou bastante estudar!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada