segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A importância histórica da água.


Grandes cidades que surgiram e se desenvolveram às margens ou nas proximidades de grandes rios.
Além da sua grande importância nos ciclos naturais a água teve e tem um importantíssimo papel na sociedade. Desde os tempos mais remotos a água vem sendo utilizada pelo ser humano, grandes civilizações se desenvolveram às margens de grandes rios, as primeiras cidades surgiram bem proximas dos grandes rios.
A proximidade com esses rios possibilitava irrigação, para isso eram construídos canais e aquedutos; transporte, os rios muitas vezes eram verdadeiras "estradas" onde se estabelecia comunicação com demais povose transporte de mercadorias; fonte de alimentos, a pesca é uma atividade muito antiga e para os povos da antiguidade era essencial essa prática na sua base alimentar.
Os vales do rio Nilo no Egito; a região conhecida como mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, aproximadamente onde hoje é o Iraque; o rio Indo, aproximadamente no noroeste do subcontinente indiano; os rios Huang-ho (Amarelo) e Yang tsé-kiang (Azul) ambos na China foram rios nos quais em suas margens ou em suas proximidades se desenvolveram grandes cidades.
Com o passar dos séculos a água foi adquirindo mais funções e utilidades, notem que os rios serviram para penetração em muitos territórios, com destaque para o Brasil, o desenvolvimento e/ou surgimento de novas técnicas e posterior ao surgimento da ciência, da tecnolgia os usos da água foram se ampliando. No final do século XVIII e início do século XIX, começam a surgir as máquinas, as locomotivas e os barcos a vapor. Anos mais tarde, como o desenvolvimento da energia, surgem as hidrelétricas e as termoelétrias.
Nos dias de hoje não dá para se imaginar uma prática sequer que não use água. Grandes indústrias para fabricar, lavar ou produzir seus produtos. No uso doméstico a água tem inúmeras utilidades, também é usada para vários tipos de transportes, inclusive de esgotos (que espera-se que sejam tratados), usada para lazer, para apreciação apenas, para desedentação humana e de animais, na agricultura (atividade que mais a usa) e assim por diante.

Referências:
MOTA, myrian Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ou terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997.
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental.6ª série, vol. 3. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini equipe, Angela Corrêa da Silva, Jaime Tadeu Oliva, Raul Borges Guimarães, Regina Araujo, Sérgio Adas. São Paulo: SEE, 2009. (inclusive mapa)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada