quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Relevo do estado de São Paulo.

"O relevo é o conjunto de saliências e reentrâncias que compõem a superfície terrestre. É um componente da litosfera relacionado com o conjunto rochoso subjacente e com os solos que o recobre" (CONFINS, Revista Franco-Brasileira de Geografia)
Na formação do relevo atuam duas forças uma interna, endógena, que provoca mudanças estrututais e outra externa, exógenas, responsávei por mudanças esculturais. Essa última acaba sendo promovida graças a atuação de agentes como a água, o calor, a umidade e a ação de micoorganismos; dentre outros, podendo incluir até o próprio ser humano.
O Brasil, de modo geral, possui uma estrutura de relevo, suas formações litológicas, muito antigas. Excetuando bacias sedementares mais recentes como a do pantanal e a amazônia ocidental. Nessas estruturas de relevo desenvolvem-se as formas de relevo, essas relativamente recentes, esculpidas pelos agentes erosivos acima citados.
No caso do estado de São Paulo, num recorte de norte a sul acompanhando grosseiramente o litoral desenvolve-se um complexo serrano esculturado no cinturão do Atlântico e resultado de dobramentos e de falhamentos. Essas formações refletem-se nas formações na Serra do Mar, Serra do Paranapiacaba e Serra da Mantiqueira.
Um desgaste erosivo forma a depressão periférica, que a grosso modo, separa o cinturão do Atlântico da Bacia Sedimentar do Paraná. Nessa área de transição percebe-se o relevo de cuestas onde as rochas basálticas apresentam-se erodidas.
No reverso dessas formas de cuestas, desenvolve-se, agora em plena Bacia Sedimentar do Paraná, um extenso planalto que vai decaindo suavemente no sentido interior, apresentando contudo algumas saliências isoladas.
Essa forma de relevo direciona grande parte da hidrografia do estado. Por isso muitos rios acabam nascendo próximos ao litoral e se dirigem para o interior, o exemplo clássico fica por conta do rio Tietê.

Referências:
ROSS, Jurandyr L. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada