terça-feira, 2 de março de 2010

Multinacionais e capitais produtivos.

Crédito da imagem: Suat Eman.
Para a UNCTAD (Conferência das Nações Unidas Sobre o Comércio e Desenvolvimento) uma multinacional é uma empresa com sede em um país e que atua em outros países através de suas filiais. Dentre a multinacionais algumas se destacam pelo nível de transnacionalidade, são elas: General Electric (EUA), Vodafone (Reino Unido), Ford Motor (EUA), British Petroleum (Reino Unido), General Motors (EUA), Royal Dutch/Schell (Reino Unido/Países Baixos).
Essas empresas normalmente investem em capital produtivo nos países onde atuam. O capital produtivo se caracteriza quando visa produzir bens ou serviços na economia de um determinado país, visando lucro a longo prazo. Ele colabara com o chamado investimento direto extrangeiro IDE que ocorre principalmente quando "o investidor detém 10% ou mais das ações ordinárias ou do direito a voto numa empresa." André Luís Forti Schere considera que:
"O investimento direto está cada vez mais associado às características oligopolistas dos mercados internacionais (concentração e centralização do capital a partir de fusões e aquisições), concentrado em mercados non-tradeables [não transacionáveis] (e, portanto, não geradores de divisas) e subordinado ao capital financeiro (as firmas estão sob controle patrimonial e gerencial dos investidores
institucionais, dentre os quais se destacam os fundos de investimento e depensão). Essas tendências são essenciais para a compreensão e a avaliação da entrada de IDE no Brasil, na década de 90."
(Revistas.Free.Tche.)
O que atraí as multinacinais para os países pode variar dependendo do grau de desenvolvimento destes. Nos países desenvolvidos as empresas buscam o grande poder de compra, o mercado consumidor, normalmente as unidades de produção são fortemente automatizadas e robotizadas. Já nos países em desenvolvimento o maior atrativo consiste nos baixos salários e nos baixos custos de produção, o preço da terra é menor, encargo e impostos podem ser reduzidos, legislação trabalhista mais flexível, etc.

Referências:
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. vol.3. São Paulo: Scipione, 2005.
VESENTINI, William José. Geografia geral e do Brasil.São Paulo: Ática, 2005.
André Luís Forti Scherer In: Revistas.Free.Tche

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada