sábado, 26 de junho de 2010

Diferenças entre geopolítica e geografia política.

É muito comum acorrer algum relapso quando temos que abordar um tema onde necessariamente lidamos com conceitos de geopolítica e geografia política. Às vezes dá a entender que o termo geopolítica é uma contração de outros dois termos geografia e política, não é bem assim.
É bom que se entenda, primeiramente, que a geografia por si só é política. Mas a expressão geografia política é muito antiga, modernamente foi a obra Politische Geographie [Geografia Política], de Friedrich RATZEL, publicada em 1897 que fez a expressão se tornar mais usual e conhecida amplamente até hoje.
Quando se diz de geopolítica, o termo surgiu no início do século XX, mais precisamente em 1905, num artigo denominado "As grandes potências", escrito pelo jurista sueco Rudolf KJELLÉN. E se refere à disputa de poder no espaço mundial, implicando dominação e falta de simetria entre os atores globais. Não é um termo exclusivo da geografia, outras ciências fazem uso dele. Outras áreas com a Historia, a Economia, o Direito, as escolas militares; dentre outros, usam-o para se referir à disputa de poder.
Referência:
Geocrítica - site oficial de José Willian Vesentini.
Recomendação.
Leia na íntegra as diferenças entre geopolítica e geografia política, nas palavras de José Willian Vesentini, em seu site oficial - Geocrítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada