sábado, 3 de julho de 2010

Fluxos de ideias e informações.

No mundo globalizado cada vez mais surge a necessidade de lidar com as informações. As informações são necessárias para desenvolver habilidades exigidas no mercado de trabalho, muito competitivo, que as exigem para manter a disputa econômica e tecnológica.
Pode-se considerar fluxos de ideias e informações a capacidade de trocar informações a nível mundial que envolvem as relações comerciais e influenciam na cultura dos povos. Essas informações, que por sua vez detêm as ideias, são aceleradas por uma rede de satélites e cabos que conectam os computadores da rede mundial, transmitem programas televisivos e possibilitam institutos de ensino superior e tecnológico divulgar com maior rapidez seus estudos. Os quais são usados para manter o mundo das ideias dinâmico e em expansão.
Essas características do mundo atual exigem das pessoas um contado mais próximo com a informação para que possam "construir" seus conhecimentos e colocá-los em prática. Um curso universitário, o domínio de um idioma estrangeiro, conhecer o básico de informática são requisitos praticamente indispensáveis.
Os contornos para esse mundo onde as ideias e as informações ocupam um lugar de destaque sem precedentes na história da humanidade, começou a se configurar após 1980, onde se criou uma base tecnológica com a introdução de tecnologias na área de informática, robótica, comunicação, biotecnologia, etc.
O vínculo entre ciência, técnica e produção é uma característica marcante do mundo globalizado de ideias e informações.
Referência:
LUCCI, Elian; BRANCO, Anselmo Lázaro;MENDONÇA, Cláudio. Geografia geral e do Brasil. 3ed.São Paulo: Saraiva, 2005.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada