quinta-feira, 29 de julho de 2010

Regionalização do Brasil e de suas unidades federadas.


Regionalizar significa selecionar partes do espaço geográfico que possuem algumas características semelhantes (leia mais...)
No Brasil existe um histórico sobre as regionalizações que remonta o início do século XIX, cada uma usando critérios que ora se assemelhavam e ora apresentavam algumas diferenças.
O IBGE é o órgão oficial responsável por organizar a regionalização do território brasileiro. Nessas regionalizações se leva em conta a capacidade de mudanças da organização econômica, a forma desigual das forças produtivas e o quadro natural.

As divisões dentro de um estado leva em conta "o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento de articulação espacial." (IBGE)
Considerando essas características, o Brasil é dividido em nível nacional e estadual, da forma que segue abaixo.
Macrorregiões.
Divide o território brasileiro selecionando suas unidades federativas, os 26 estados são agrupados em cinco regiões: norte, sul, sudeste, centro-oeste e nordeste . O distrito federal, onde fica Brasília, está contido na região centro-oeste e tem toda atribuição legal dos estados.
Mesorregiões.
São divisões dentro de uma unidade da federação que engloba vários municípios, sendo um deles o município sede. A atuação do Estado fica facilitada nessas mesorregiões pois podem ser elaborados políticas públicas, decisões econômicas e demais planejamentos.
Microrregiões.
Estão contidas dentro das mesorregiões, é uma outra reorganização dos municípios com as mesmas finalidades expostas acima.
Exemplificando: na mesorregião de São José do Rio Preto-SP, existem microrregiões na quais há municípios sedes (São José do Rio Preto, Catanduva, Votuporanga, etc) estes, por sua vez, possuem os municípios que pertencem a sua microrregião. Assim, Bady Bassitt está na mesorregião de São José do Rio Preto e na microrregião de São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul está na messoregião de São José do Rio Preto e na microrregião de Jales.
Referência:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada