quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Concentrações industriais na Europa.

Concentrações industriais na Europa Ocidental


A Europa foi o berço da Revolução Industrial, foi no Reino Unido que surgiram as primeiras indústrias ainda no século XVIII. Desse país as indústrias se espalharam por toda a Europa e por muitas partes do mundo.
A primeira onda de industrialização partiu do Reino Unido para o leste do continente. França, Alemanha, Bélgica, Polônia começaram a se industrializar nos anos de 1850-1870, a industrialização atingiu a Rússia e algumas partes da Itália e da Espanha por volta de 1880-1890.
Até hoje a Europa é considerada uma das mais expressivas regiões industriais do mundo, estas áreas, de industrialização tradicional, modernizaram-se e estão entre as mais competitivas da atualidade. Como podemos notar no mapa, na grande área que inclui o vale do Ruhr ( Alemanha, Bélgica, Países Baixos) , o vale do Reno (França, Alemanha, Bélgica) e boa parte do Reino Unido está concentrada a maior parte da indústria europeia. O norte da Itália e algumas regiões da Espanha também possuem significativas concentrações industriais. Na Rússia europeia, Moscou e a região do Volga detêm as maiores concentrações.
Referência:
CARVALHO, Marcos Bernardino de; PEREIRA, Diamantino Alves. Geografia do mundo: fronteiras. 8º ano. São Paulo: FTD, 2009 (inclusive mapa).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada