segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Crateras de vulcões -a maior cratera do mundo.

Cratera de Poços de Caldas - a maior cratera vulcânica do mundo. Imagem: Skyscrapercity.


Existem vários tipos de crateras, as principais e que podem ser divididas em três categorias são as crateras de vulcões. Elas se formam quando ocorre a explosão de um vulcão, se caso não for um vulcão explosivo é a cavidade por onde saem as lavas.
Quando ocorre as explosões as crateras tornam-se fundas e há um abatimento da mesma, normalmente elas são preenchidas por sedimentos. São três os principais tipos de crateras vulcânicas: cratera de acúmulo, quando se acumula material na chaminé; cratera de explosão, quando fica rocha aprisionada no interior devido a força expansiva dos gases e cratera de abatimento, surge quando há o abatimento do edifício vulcânico.
Um outro tipo de cratera que existe no planeta são aquelas provocadas pela queda de meteoritos, essas normalmente são as maiores. Nos Estados Unidos (Arizona) há uma com diâmetro de 1.200 m e profundidade de 170 m.
Voltando as crateras de origem vulcânicas a maior delas é brasileira. Trata-se da cratera do extinto vulcão de Poços de Caldas. Essa cratera tem 30 Km de diâmetro e se formou num evento vulcânico na idade mesozóica. Nos dias de hoje restam algumas elevações laterais ainda perceptíveis.
Referência:
LEINZ, Victor; AMARAL, Sérgio Estanilau do. Geologia Geral. 14ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2001. pp. 254-257.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada