segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Paisagem natural, bioma, domínio morfoclimático e ecossistema. Uma análise conceitual.

Apesar de haver semelhanças entre esses termos eles não são sinônimos. É interessante destacarmos o conceito de cada um, dependendo da ocasião eles podem ser abordados com enfoque diferentes.
Vale lembrar que dependendo do autor e da análise em foco os conceitos podem sofrer sutis alterações. Aqui adaptaremos um conceito conforme nossas fontes consultadas.
Paisagem natural (ou paisagem vegetal).É o conjunto dos elementos naturais interligados e exercendo influência entre eles. Formando uma configuração que apresenta uma certa semelhança aos nossos olhos.
Biomas.Uma área de grandes dimensões com características em comum de clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo. Visualmente apresenta uma paisagem vegetal de aspecto semelhante, apesar da diversidade de vegetação que os compõem.
Domínio morfoclimático.É um conjunto espacial de certa ordem de grandeza onde existe uma coerência no aspecto do relevo, nos tipos de solo, na vegetação, no clima e na hidrografia.
Ecossistema.É um complexo onde ocorre a interação entre seres vivos e os elementos não vivos (bióticos e abióticos) havendo transferência de energia e de matéria entre eles. Um sistema natural comandado por fluxos de energia.
Notas básicas.
Um domínio pode conter mais de um bioma e mais de um ecossistema. Por exemplo, no domínio do cerrado o bioma predominante é o cerrado, mas também ocorre matas galeria e formações campestres. No domínio dos mares de morros predomina a Mata Atlântica, mas ocorre bosques de araucárias e ecossistemas costeiros.
De modo geral, bioma e ecossistema são termos mais usados em biologia e domínio morfoclimático e paisagem natural são mais usados em geografia.
Os mapas abaixo representam respectivamente: os ecossistemas, os biomas e os domínios morfoclimáticos do Brasil.


Referências:ROSS, Jurandyr L. S. (org) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
AB' SÁBER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
SOARES, José Luís. Biologia.6ed. São Paulo: Scipione, 1988.
Portal da Biologia. http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1471/dominio-e-bioma
COUTINHO, Leopoldo Magno. O conceito de bioma. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/abb/v20n1/02.pdf

9 comentários:

  1. Esclarecedor...Muitos alunos não sabem dessas diferenças, como entre mares de morros(domínio) e mata atlântica(bioma ou ecossistema) e muitos professores nem apresentam-as.Ha muito tempo,eu pussuía dúvidas nas relações apresentadas.Parabéns professor Alexandre,conteúdo muito claro e objetivo...vlw

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada , estou no 7º ano e eu não estava entendendo muito bem , muito obrigada mesmo =D

    ResponderExcluir
  3. eu estava procurando o nome dos dominios morfoclmaticos do esprito s e não essa merda aii!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha você 11 ou + idade: Tem pais? Porque mais do que estudo você precisa de educação:bons modos, boas falas, saber perguntar/ responder sem usar nomes feios.

      Excluir
  4. por favor, o segundo mapa é de bioma ou ecossistema? no texto diz que é ecossistema, mas no mapa espá escrito bioma. obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela correção, caro comentarista. Vou corrigir o texto. O Segundo Mapa é bioma, o primeiro ecossistemas e o terceiro domínios morfoclimáticos.

    ResponderExcluir
  6. oxe não entendi nada? mais valeu a pena brigada!

    ResponderExcluir
  7. brigada eu tinha que fazer uma pesquisa para a aula de geografia e vcs me ajudaram muito estou na 6 serie 7 ano e foi difícil achar

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada