quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As comunicações no Brasil.


Os meios de comunicação sempre tiveram um papel importante na sociedade. Um bom exemplo nos dias de hoje é a televisão, ela está presente em aproximadamente 93% dos lares do Brasil e através dela são transmitidos vários programas que influenciam na cultura e por extensão acaba "formando" opinião e impondo costumes e modas.
O texto que segue abaixo faz uma pequena síntese dos meios de comunicação no Brasil, sua maior utilidade é apresentar o tema para pesquisas mais aprofundadas.
Acompanhem.
"O telefone foi introduzido no Brasil no século XIX. No início do século XX, o serviço de telefonia era restrito a poucas cidades. Em 1907, o Brasil possuía apenas 15 linhas telefônicas, quase 80% delas localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O serviço ficava sob a responsabilidade de inúmeras empresas de telefonia,que atuavam de forma isolada, sem estar interconectadas.
Somente em 1965 foi criada a Intelbras, empresa com a responsabilidade de integrar e ampliar o sistema nacional de telefonia. Até esse período, era necessária a ajuda de uma telefonista para completar a ligação entre dois telefones.
A introdução do rádio no Brasil, em 1922, mudou hábitos, valores e integrou o território nacional e este ao mundo. Esse meio de comunicação se popularizou rapidamente, e famílias inteiras, nas décadas de 1930 e 1940, reuniam-se em volta dele para ouvir o noticiário, as novelas radiofonadas e os grandes cantores populares.
Na década de 1950, a televisão uniu a imagem ao som e criou uma nova cultura na sociedade brasileira. Posteriormente, na década de 1960, com a comunicação via satélite, iniciaram-se as transmissões de televisão em rede nacional." (SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis. Para viver juntos: Geografia 7º ano. São Paulo: Edições SM, 2009. p.170.
Hoje a internet e o celular vem ganhando espaço, estima-se que o número de um celular por habitante esteja próximo de ser alcançado no Brasil. Os meios de comunicação estão se popularizando cada vez mais, soma-se a esses meios os periódicos - jornais e revistas - e as mídias chamadas de alternativas - blogs e redes sociais - que vêm aumentando seu peso na participação da divulgação de conhecimento e ideias.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada