domingo, 10 de outubro de 2010

A importância da comunicação na hora de procurar um emprego.

Imagem: jscreationzs

Tema recorrente em sala de aula é a necessidade de se comunicar no mundo atual. Os alunos são cobrados a apresentar textos sobre os mais diversos temas nas mais diversas disciplinas, são incentivados a realizar leitura e compreensão de textos, imagens, gráficos e mapas e muitas vezes perguntam se é mesmo necessário desenvolver todas essas habilidades. A resposta é sim!
"Em plena era da comunicação quem não sabe se comunicar, ou tem dificuldade para expor suas ideias estará fora do mercado de trabalho." Essa parte foi extraída do jornal A Gazeta de Ribeirão, 10 out. 2010 p. 32 numa reportagem de Sheila Viera.
A reportagem mostra a grande importância de se comunicar bem tanto para arrumar um emprego como para galgar postos mais altos no emprego no qual se está. A comunicação abrange a fala, a escrita e até a expressão corporal. Não raro um aluno ressalta que não irá precisar fazer uso de textos no serviço, a professora da PUC-Campinas Maria Inês Ghilardi Lucena enfatiza que 'Falar bem é importante em qualquer profissão' isso vale até para quem não atua diretamente com o uso de textos, a linguagem verbal é imprescidível para se fazer entender bem.
Alguns vícios de linguagem como o uso de gírias, abreviações à maneira como se escreve na internet, palavras negativas ou mal postas em determinadas circunstâncias podem comprometer a contratação ou a promoção de um profissional.
A dica é: fiquem atentos às formas de comunicação, procurem produzir seus próprios textos evitando copiá-los da internet, expressem-se melhor tanto na escrita como na fala e procurem ser mais expressivos quando vão se comunicar. Se você já concluiu seus estudos e notou que não aprendeu devidamente, é hora de recomeçar, reavalie o que deu errado, procure entender o motivo de você não ter aprendido e vá em busca de escolas preparatórias que dão vários cursos na área de redação e comunicação.
Finalizando, vale lembrar que é preciso ter ideias para expressá-las. Normalmente quem se expressa bem possui boas ideias, mas que se frise: dominar técnicas de comunicação é essencial porém a a compreensão do mundo é extremamente necessária. São as disciplinas na área de humanas (geografia, história, sociologia, filosofia), a física, a biologia e a química que nos proporcionam desenvolver ideias coerentes sobre o mundo em que vivemos.
Sugestão de leitura relacionada:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada