06 novembro 2010

As divisões do Continente Americano.

Os mapas acima mostram a divisão político-geográfia e a divisão histórico-cultural do Continente Americano. A Groelândia, que aparece no nordeste do Canadá, pertence à Dinamarca. Então, do ponto de vista político trata-se de uma unidade política europeia, é a maior ilha do mundo.

O Continente Americano pode ser dividido de duas formas com o objetivo de agrupar os países: 1. polítco-geográfica. 2. socioeconômica ou histórico- Cultural.
Veja as informações do site IBGE-Teen.
"O continente americano é dividido geograficamente em América do Norte, América Central (incluindo Caribe) e América do Sul. Banhado a Oeste pelo oceano Pacífico e a Leste e pelo Atlântico, é o segundo maior continente do mundo, com 42.560.270 km2.
Há também uma divisão socioeconômica, que difere da geográfica e reparte o continente em dois blocos: Canadá e Estados Unidos ao Norte e a chamada América Latina (que inclui o México, país geograficamente localizado na América do Norte, e os demais países da América Central e do Sul).
Esta última divisão mostra a gritante diferença econômica que existe entre as duas áreas. Enquanto Estados Unidos e Canadá apresentam Produto Interno Bruto (PIB) dos mais altos no mundo, a maioria dos outros 33 países que compõem a parte Latina vivem problemas sociais graves, por conta da pobreza.
Para se ter uma idéia, a renda per capita dos Estados Unidos é de 29.240 dólares por ano. Já no Haiti não passa de 410 dólares anuais."
Quanto à América Latina e América Anglo-Saxônica, além das diferenças econômicas, há também algumas diferenças culturais relevantes.
A América Latina foi colonizada principalmente por espanhóis e portugueses (povos latinos da Europa) que impuseram seus idiomas e sua cultura foi miscigenada com a cultura indígena local e com a cultura de povos africanos que vieram sobretudo para a parte leste do continente, em especial: no Brasil e no Caribe. Assim, na América Latina o catolicismo, ritmos músicas, crenças, costumes; dentre outros valores e costumes são mais expressimos devido a grande miscigenação.
A América Anglo-Saxônica foi colonizada principalmente pelo Reino Unido (Inglaterra), apesar de uma forte presença francesa, no Canadá e espanhola no sul dos Estados Unidos. De modo geral, ouve basicamente uma "transferência de sociedade". O modelo europeu protestante com seus costumes e cultura sofreu menos miscigenação que na América Latina.
Referências:
GARCIA, Helio Carlos; GARAVELLO, Tito Marcio. Lições de Geografia. São Paulo: Scipione, 1998.
ADAS, Melhen. Geografia da América: aspectos da geografia social e física. São Paulo: Moderna, 1982.

11 comentários:

  1. Anônimo14 agosto

    GOSTEI É BEM EXPLICADO, NUMA VISÃO RESUMIDA...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07 setembro

    Oi preciso estudar bem esta materia mas eu gosto de assistir videos sobre o tema você teria algum para mim so bre este mesmo tema?
    Por favor me de a resposta ou indique algum preciso muito de ajuda

    ResponderExcluir
  3. Anônimo06 novembro

    esta faltando muita coisa esta muito incompleto

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23 fevereiro

    adorei essa materia me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18 abril

    acho que essa resposta foi bem definida

    ResponderExcluir
  6. Anônimo04 maio

    Ola! no meu caderno de estudos de geografia 6°ano ensino fundamental, tem a seguinte pergunta Qualé a escala do mapa da fig. 1.6. 1Cm corresponde a quantos quilometros?

    ResponderExcluir
  7. QUAL E A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE AS DUAS AMÉRICAS?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo05 julho

    quero saber quais sao as divisoes do continente americano com sua base teritorial no continente

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10 julho

    eu nao gostei por que eu to pedindo a lista das coisas e nao o resumo da historia

    ResponderExcluir
  10. de acordo com o critério político e socioeconômico como fica dividido o continente americano ?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada