sábado, 6 de novembro de 2010

As divisões do Continente Americano.

Os mapas acima mostram a divisão político-geográfia e a divisão histórico-cultural do Continente Americano. A Groelândia, que aparece no nordeste do Canadá, pertence à Dinamarca. Então, do ponto de vista político trata-se de uma unidade política europeia, é a maior ilha do mundo.

O Continente Americano pode ser dividido de duas formas com o objetivo de agrupar os países: 1. polítco-geográfica. 2. socioeconômica ou histórico- Cultural.
Veja as informações do site IBGE-Teen.
"O continente americano é dividido geograficamente em América do Norte, América Central (incluindo Caribe) e América do Sul. Banhado a Oeste pelo oceano Pacífico e a Leste e pelo Atlântico, é o segundo maior continente do mundo, com 42.560.270 km2.
Há também uma divisão socioeconômica, que difere da geográfica e reparte o continente em dois blocos: Canadá e Estados Unidos ao Norte e a chamada América Latina (que inclui o México, país geograficamente localizado na América do Norte, e os demais países da América Central e do Sul).
Esta última divisão mostra a gritante diferença econômica que existe entre as duas áreas. Enquanto Estados Unidos e Canadá apresentam Produto Interno Bruto (PIB) dos mais altos no mundo, a maioria dos outros 33 países que compõem a parte Latina vivem problemas sociais graves, por conta da pobreza.
Para se ter uma idéia, a renda per capita dos Estados Unidos é de 29.240 dólares por ano. Já no Haiti não passa de 410 dólares anuais."
Quanto à América Latina e América Anglo-Saxônica, além das diferenças econômicas, há também algumas diferenças culturais relevantes.
A América Latina foi colonizada principalmente por espanhóis e portugueses (povos latinos da Europa) que impuseram seus idiomas e sua cultura foi miscigenada com a cultura indígena local e com a cultura de povos africanos que vieram sobretudo para a parte leste do continente, em especial: no Brasil e no Caribe. Assim, na América Latina o catolicismo, ritmos músicas, crenças, costumes; dentre outros valores e costumes são mais expressimos devido a grande miscigenação.
A América Anglo-Saxônica foi colonizada principalmente pelo Reino Unido (Inglaterra), apesar de uma forte presença francesa, no Canadá e espanhola no sul dos Estados Unidos. De modo geral, ouve basicamente uma "transferência de sociedade". O modelo europeu protestante com seus costumes e cultura sofreu menos miscigenação que na América Latina.
Referências:
GARCIA, Helio Carlos; GARAVELLO, Tito Marcio. Lições de Geografia. São Paulo: Scipione, 1998.
ADAS, Melhen. Geografia da América: aspectos da geografia social e física. São Paulo: Moderna, 1982.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada