terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As multinacionais presentes em nossas casas. Origem de objetos que usamos no dia-a-dia.


No mundo globalizado muito objetos que usamos são fabricados por empresas estrangeiras, as multinacionais. Muitas delas mantêm complexos industriais aqui no Brasil para viabilizar suas vendas.
Em nossa casa, muitos eletrodomésticos, produtos de limpeza, alimentos, etc. Foram fabricados por essas multinacionais. Nas ruas de nossas cidades vemos carros cujas fabricantes são empresas com sede em diversos países, produtos imateriais (tevê por assinatura, telefonia, etc.) também são produzidos e oferecidos por várias empresas de fora do país.
Vejamos algumas dessas empresas que nos oferecem produtos do nosso dia-a-dia.
LG – origem Coreia do Sul em 1958. Fundada com o nome de Goldstar, chegou ao Brasil em 1995 já com o nome de LG Electronics. Possui pólos industriais em Manaus e Taubaté, fabrica vários eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.
Colgate Palmolive. Surgiu em 1806, na cidade de Nova Iorque nos EUA, durante sua história adquiriu várias outras empresas e hoje seus produtos estão voltados para quatro pilares de negócios: Cuidados Bucais, Cuidados Pessoais, Cuidados com a Limpeza do Lar e Nutrição Animal. Seus produtos estão presentes em 220 países e territórios ao redor do mundo.
Parmalat, fundada em 1961 na Itália. Dentre seus produtos destaca o leite, empresa que foi pioneira no enchimento asséptico de Leite em embalagens da Tetra Pak, permitindo a sua longa conservação.
Unilever, empresa anglo-holandesa (do Reino Unido e dos Países Baixos) surgiu em 1929 com resultado da fusão de duas empresas que tinham nos óleos e gorduras vegetais as suas matérias-primas mais importantes: a inglesa Lever Brothers e a holandesa Margarine Unie. Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, detentora de várias marcas; dentre elas: Maisena, Dove, Becel, Lux, Kibon, Omo, Rexona, Confort, Close Up, Arisco, Knorr e Seda.
Philips, empresa holandesa fundada em 1891, por Anton e Gerald Philips, com a marca Philips & Co. na cidade de Eindhovem. A empresa desenvolveu muitas tecnologias em especial em raio X e rádio. Hoje fabrica vários eletroeletrônicos e está presente em praticamente todo mundo.
Nestlé, empresa suíça nascida da fusão de duas empresas que atuavam no ramo de alimentos desde meados do século XIX. As empresas eram concorrentes, se juntaram e formaram a Nestlé and Anglo-Swiss Condensed Milk Company que já tinha sido comprada de Henri Nestlé por Jules Monnerat em 1874, e a Anglo-Swiss Condensed Milk Company .
Faber Castell, empresa alemã, uma das mais antigas do mundo, surgida em 1761, na cidade de Stein, cidade próxima a Nuremberg, na Alemanha. Seus produtos como lápis e borracha estão presentes em todo mundo.
Coca-Cola, empresa de refrigerante presente em praticamente todo mundo, surgiu em Atlanta, nos EUA, em 1884. Sua história está ligada a sociedade de um farmacêutico (John Pemberton) e um contador (Frank Robinson). Lançada como uma bebida alcoólica para os intelectuais, com propriedades vigorante do cérebro e tônica para os nervos.

Referências:
Coca-Cola. Wikipédia.
Faber Castell
Nestlé
Philips
Unilever
Parmalat
Colgate Palmolive
LG – Electronics.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada