quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

As principais zonas francas do mundo - as zonas de livre comércio.

Zonas Francas (ou zonas de livre comérico) são regiões especiais dentro dos países onde as mercadorias entram e ocorre produção com incentivos fiscais.
Em muitas lugares elas visam minimizar ao máximo possível o custo de um produto e trazer o desenvolvimento para determinada região, a nossa Zona Franca de Manaus funciona com base nesses princípios. Lá a política tributária é diferenciada há redução de até 88% do imposto de importação, isenção do imposto sobre produtos industrializados (I.P.I.), redução de 75% do imposto de renda de pessoa jurídica, isenção da contribuição para o PIS/PASEP e da cofins.
Com todos esses incentivos o custo amazônia fica minizado e a região acaba atraíndo empresas. Procedimento semelhantes a esses são tomados em vários países e territórios do mundo, como notamos no mapa acima.
Um outro viés sobre as Zonas Francas se fundamenta numa lógica capitalista na qual as empresas usam-na como instrumentos para aproveitar a mão-de-obra barata e os incentivos fiscais oferecidos pelos países.
Referências:
ROSS, Jurandyr. L. (org) Geografia do Brasil. 2ed. São Paulo: Edusp, 1998. (inclusive mapa)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada