quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Geografia das inovações e conquistas tecnológicas.

O mapa nos possibilita algumas conclusões a respeito da distribuição mundial das inovações e das tecnologias.
Nota-se que elas não estão distribuídas igualmente pelo mundo, há evidentes concentrações em países e regiões como EUA, Canadá, Europa Ocidental, Japão e Austrália. Essa distribuição geográfica coincide com os grandes polos de comércio mundial, são os países desenvolvidos que dominam boa parte das inovações e tecnológicas impondo, de certa forma, uma situação de subordinação aos países subdesenvolvidos.
Vemos, também, que países como China, Brasil, México, África do Sul, etc., estão num estágio intermediário no campo da inovação tecnológica. Enquanto muitos países do Continente Africano e Asiático não figuram entre os produtores dessas tecnologias.
Uma exceção, cabe ressalva, é a não inclusão da Rússia, que não está representada no mapa como produtora de inovações tenológicas. A Rússia, em análises mais pormenorizadas, equipara-se aos emergentes, superando-os em alguns pontos como, por exemplo, armamentos e material aeroespacial.
Fonte do mapa:
São Paulo (Estado Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental - 8ª série, vol. 1. (coord. Maria Inês Fini) São Paulo: SEE, 2009.
Sugestão de leitura:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada