terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Regionalização do espaço mundial.

Regionalizar implica em diferenciar partes do espaço geográfico, para isso leva-se em conta diferenças e semelhanças entre determinadas regiões ou grupo de países.
Entenda mais sobre regionalização com as leituras abaixo:
Seja qual for a forma de regionalização todo conjunto de informação é seletivo e não dá conta de evidenciar todos os aspectos de uma determinada realidade. Em determinados mapas apenas alguns aspectos são mostrados enquanto outros são deixados de lado.
Os mapas que se ocupam com regionalizações devem ser observados à luz de suas necessidades de pesquisa. Se você quer conhecer quais são os continentes haverá um mapa que os mostram, porém nesse mesmo mapa você não conseguirá saber se naqueles continentes há países pobres ou ricos. Um mapa que mosta a mortalidade infantil dará mais subsídios para você analisar a situação socioeconômica.
Veja alguns mapas abaixo.
Mapa da vegetação mundial. Um critério físico (ou natural) através dele você apenas localiza as grandes vegetações e vê como elas se distribuem pelo planeta.
Mapa da mortalidade infantil. Neste mapa é possível analisar a situação socioeconômica (um critério social), visto que em países subdesenvolvidos (pobres) há mais mortalidade infantil.
Mapa dos continentes. Um mapa no qual pode-se localizar onde estão os continentes e quais são eles, por si só não oferece maiores informações. Detalhe, o conceito de continente às vezes fica mal aplicado em determinada circunstância (massa de terra maior que a Groelândia rodeada por água), pois a Europa é, na ralidade, uma gande península da Ásia. Não dá para se saber o que se passa nestes continentes, ou melhor, fica de fora as análises socioeconômicas, políticas, etc.
Fonte dos mapas: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor, 3ª série (coord. Maria Inês Fini). São Paulo: SEE, 2009.

2 comentários:

  1. Seria muito bom se ampliace mais os mapas...
    Mas valeu me ajudou muito!
    Bom Trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Se fosse pra analisar os mapas e escrever sobre eles oq escreveriam ?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada