quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

As categorias e os conceitos-chave em Geografia: espaço, paisagem, território e lugar.

Esquema represntado a relação entre espaço, paisagem, lugar e território. (Fonte: MOREIRA, Ruy. 2007 p. 113.)

A Geografia possui alguns termos com significados que permitem uma concepção de mundo que engloba as transformações e a dinâmica da sociedade. São termos que usados pelo senso comum e, às vezes, até por outra ciências, não têm a mesma aplicabilidade e o mesmo significado.
Em muitas ocasiões esses termos provocam acaloradas discussões acadêmicas, aqui não pretendemos provocá-las. Apenas faremos um síntese de algumas correntes que os consideram como expomos.
Espaço.
Uma da melhores definições (Milton Santos) coloca-o como um conjunto indissociável de vários sistemas e objetos, ações e trabalho do ser humano. É uma produção do homem, onde ele atua como modificador através de suas práticas sociais. Esse é o chamado espaço geográfico. Pode-se também eleger um espaço natural, bem mais restrito, mas que seria aqueles poucos lugares onde o homem não interferiu bruscamente. Esse espaço resulta de um equilíbrio entre os elementos naturais. Hoje se restringe a algumas áreas de difícil acesso e permanência, no passado era mais abrangente devido a pouca técnica que o homem dispunha para dominar a natureza.
Paisagem.
É o ponto de partida para a Geografia. Ela engloba tudo o que nossa visão alcança e tem caráter social, é percebida pelos sentidos e contém elementos do passado e do presente, elementos naturais e sociais. É uma imagem que de certa forma fala conosco e nos revela várias situações, possui então um certa sensibilidade que deve ser capitada para posteriores análises.
Lugar.
É onde guardamos nossas referências pessoas, uma parte do espaço apropriada a vida pela qual temos afeto e criamos identidade. Nele acontece a relação sujeito-objeto, também pode gerar vários sentimentos: conflitos, saudade, dominação, reflexão, etc.
Território.
É um espaço dominado por relações de poder, alguém ou algum organismo que domina uma área. Nele ocorrem relações de agentes sociais, econômicos e políticos que exercem posição de comando em determinado espaço. Pode ser um quarteirão de cidade ou um país inteiro.
Nas palavras de Ruy Moreira, grande teórico da Geografia: "Do ponto de vista da representação, tudo começa na categoria paisagem, mas se explícita na categoria espaço mediada na categoria do território." (MOREIRA, Ruy. 2007 p. 116)
Para o mesmo teórico, o eixo epistemológico (relativo à ciência) em Geografia está na relação homem-meio que se estrutura nas categorias espaço, paisagem, lugar e território analisadas aqui.
Referências:
Brasil, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetos Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007.
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica 10ed. São Paulo: Atlas, 1989.  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada