quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Formação territorial do Brasil.

A palavra território em geografia remete a uma relação de poder, ou seja, um espaço que está sob comando ou domínio de um governo ou grupo de pesssoas. Antes da chegada dos portugueses no século XVI, quem exercia o poder nessas terras onde hoje é o Brasil, eram as várias tribos indígenas que por aqui viviam.
Com a chegada dos portugueses essas tribos foram subjugadas e praticamente extintas, impusseram ao habitante da terra uma lógica comercial e econômica conforme o mundo europeu mercantilista.   E a partir daí o território brasileiro foi ganhando várias configurações.
A configuração atual só ocorreu a partir de 1903, quando o Brasil incorporou o atual estado do Acre que antes pertecia à Bolívia e ao Peru. Antes, no século XIX, outras aquisições foram sendo feitas. A maioria delas através de acordos diplomáticos, nos quais se destacou a figura do Barão do Rio Branco.    
Outro detalhe, é que o Brasil como nação independente só surgiu com a independência em 1822, então, a partir daí é que se iniciou a formação do território brasileiro. Pois que antes era uma extensão das terras portuguesas. A expansão do território também foi seguida de uma identidade do povo brasileiro que permeava um sentimento de pertencer a determinado território.  
Observando o mapa percebemos que já havia muitas fortalezas portuguesas localizadas em regiões estratégicas do território ainda no século XVIII. Várias aquisições se concretizaram com o Tratado de Madri (1750), principalmente nas atuais regiões Sul e Cento-Oeste. E finalmente no século XX, algumas partes da atual região Norte foram incorporadas ao território nacional, em especial o Acre, partes dos estados da Amazônia,  Roraima e Amapá.
Referência e mapa:
PEREIRA, Diamantino; SANTOS, Douglas; CARVALHO, Marcos. Geografia: ciência do espaço. São Paulo: Atual, 1988.   

5 comentários:

  1. chato pra vc que nao gosta de estudar seu burro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, vai ser muito útil pra mim que vou ter prova sobre isso amanhã

      Excluir
  2. prefiro estudar para não crescer burro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada