quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tipos de Blocos Econômicos Regionais.

Os Blocos Econônicos Regionais estão inseridos na atual lógica do capitalismo, países se unem para para maximixar o comércio entre eles e a circulação de bens e serviço. Em alguns casos, como o da União Eropeia, há uma integração quase total, na qual serviços, mercadorias e pessoas circulam livremente sob uma única moeda, o euro.
Vejamos aos tipos de Blocos Econômicos.
  • Zona de Livre Comércio. Tem por objetivo abolir as tarifas alfandegárias entre seus membros, Ex.: Nafta,  Asean e Sadc.
  • Unão Aduaneira. Além de aboliar as tarifas alfandegárias, intitui uma tarifa externa comum no comércio com outros países. Ex.: Mercosul.
  • Mercado Comum. Aboli as tarifas alfandegárias, institui uma tarifa externa comum com outros países, como na União Aduaneira, e padroniza impostos e leis criando órgãos supranacionais. Ex.: União Europeia.
  • União Econômica e Monetária. É o estágio mais avançado de um bloco econômico, engloba todos os estágios anteriores além de padronizar as politicas macroeconômicas (taxas, câmbios, juros, etc.) e há uma moeda única. Exemplo único: União Europeia.      
Referência:
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia e globalização 9º ano.São Paulo: Scipione, 2009.   
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada