domingo, 26 de junho de 2011

Livre circulação na União Europeia está ameaçada.

Xenofobismo ou medida provisória?
As recentes ondas de migrantes que estão entrando na Europa, sobretudo após as revolução na Tunísia e o estado de guerra na Líbia, estão fazendo os governantes dos países membros da UE a repensar e emendar o Tratado de Schengen. O qual previa a livre circulação nos países membros da União Europeia, um marco no avanço do bloco.
Com algumas exceções, qualquer um que viaja pelos 25 países da UE não precisa de vistos nem de passaporte.
França e Itália parecerem encabeçar essa onde de restrição à livre circulação.
"Em abril, a França fechou temporariamente a fronteira com a Itália pra impedir a enrada de um trem com tunisianos." Vale lembrar que a Tunísia é ex-colônia francesa e a Líbia ex-colônia da Itália. "Líderes europesu insistem que as mudança não irão sgnificar o fim do tratado. 'Não é um passo atrás no princípio de livre circulação', afirmou João Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, o braço executivo da UE."
Podemos considerar que há atualmente na Europa uma tendência de ascensão de partidos de extrema direita. Ela vem sendo alimentada por eleitores que vêem no imigrante em excesso uma concorrência no mercado de trabalho. A discussão é mais profunda, alguns países da Europa precisam de imigrantes para repor seus quadros de trabalhadores, em especial para executar serviços mais pesados.
Alguns números podem mostrar se a preocupação se sustenta com proteção do mercado de trabalho ou se na verdade o que há é xenofobia. Foram 850 mil o total de refugiados na Líbia, destes, 427 mil encontraram refúgio na Tunísia e 300 mil no Egito. Estes países são bem mais pobres do que muitos países que compõem a UE e mesmo assim acolheram esses imigrantes.
Uso uma conclusão de Clóvis Rossi (colunista da Folha de São Paulo) a Europa está sob pressão da extema-direita, que vê na imigração a fonte de quase tosdos os problemas, especialmetne a criminalidade.
Referência:
Folha de São Paulo - Mundo A-10, 25 jun. 2011. (inclusive mapa)
Nota: xenofobia caracteriza-se por hostilidade sistemática às coisas e pessoas estrangeiras.     

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada