quinta-feira, 9 de junho de 2011

Localização de recursos minerais no Brasil.

Vista da Serra do Navio-AP.
Publicado originalmente no site/blog Geografia Física Online. Com o título: Ocorrência de recursos minerais no Brasil.
Os recursos minerais são muito importantes para as atividades industriais, eles são matéria-prima de muitos produtos que utilizamos. Há uma relação entre a formação das rochas e as jazidas minerais importantes.
O Brasil possui 36% de seu território numa estrutura chamada escudos cristalinos, composto principalmente por rochas magmáticas e metamórficas onde ocorrem importantes depósitos minerais com viabilidade econômica. Neste escudo, os principais lugares de ocorrência de minérios são os seguintes.
Quadrilátero Ferrífero.
Localiza-se em Minas Gerais, tendo como limite os municípios de Santa Bárbara, Congonhas, Mariana e Santa Bárbara. Uma das mais importantes regiões produtoras de minérios do mundo.
Serra do Navio.
Localiza-se no estado do Amapá. Possuía grande quantidade de manganês, a produção sistemática no local através de consórcio liderado pela Bethlehem Steel fez com que o minério se esgotasse.
Maciço do Urucum.
Localizado no Mato Grosso do Sul, é um afloramento cristalino rico em manganês, por estar longe dos grandes centros industriais brasileiros boa parte de sua produção destina-se à Argentina.
Serra dos Carajás.
Localizada no estado do Pará, é considerada a maior jazida conhecida de minério de ferro do mundo. Além do ferro há grandes reservas de ouro, cobre e bauxita.
Vale do rio Trombetas.
Fica no estado do Pará, na região de Oriximiná. É considerada uma das maiores reservas de bauxita do Brasil, sua produção é levada até Belém onde grandes grupos participam do beneficiamento da bauxita transformando-a em alumina.
Referências:
TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivam Lazzari.Geografia geral e do Brasil. São Paulo: FTD, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada