domingo, 10 de julho de 2011

África: cidades e portos.

A análise do mapa acima nos permite perceber que a África possui alguns vazios populacionais e algumas áreas mais povoadas.
Notamos que o vale do rio Nilo no Egito é uma das áreas muito povoadas, nas próximidades dos grandes lagos africanos, como o Lago Vitória, também há significativa concentração populacional e algumas áreas próximas ao litoral, com destaque para o litoral do Golfo da Guiné.
Quanto aos portos, no litoral do mar Mediterrâneo temos os portos de Arzew e Skikda, ambos na Argélia e Alexandria, o Egito. Os portos de Abidjan, Accra, Lomé Proto Harcourt, Porto Gentil, Cabinda e Luanda se destacam no litoral do Golfo da Guiné. No mar  Vermelho temos Porto Sudão e o porto de Djibuti. No litoral do oceano Índico temos os portos de Durban (África do Sul), Dare es-Salam (Tanzânia) e Mombasa (Quênia), na África do Sul destacam-se os portos da Cidade do Cabo e Porto Elizabeth.
As áreas de pouca concentração populacional da África são aquelas onde ocorrem grandes desertos como o Saara (norte da África) e o Kalahari (sudoeste da África) e também nas regiões de floresta equatorial, no centro-oeste do continente, cuja uma das únicas exceções de grande cidade é Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
Referência:
São Paulo (Estado) Caderno do professor: geografia, ensino médio 3ª série, vol. III.Maria Inês Fini (coord.) São Paulo: SEE, 2009. (inclusive mapa)
Leia também:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada