domingo, 10 de julho de 2011

Danças populares do Brasil.

Dança Pau-de-Fita. Foto: Dom Paio Global

As danças populares brasileiras estão ligadas a uma mescla de influências dos povos que formaram nosso país. Em especial os portugueses, espanhóis, negros e indígenas. Muitas dessas danças estão ligadas a festas tradicionais e populares espalhadas por todo território brasileiro.
As principais danças populares são:
  • Carimbó - com forte influência africana é muito popular no estado do Pará, é um tipo de batuque em que homens e mulheres cantam e dançam.
  • Coco - um tipo de dança de roda com influência africana, acompanhada de cantoria que é executada em pares, fileiras e círculos. Sua base vem dos trabalhos de escravos que quebravam coco.
  • Cururu - dança de origem indígena masculina, muito comum na região do Brasil Central, foi miscigenada e ganhou características religiosas passando a funcionar como louvação a padroeiros.
  • Fandango - de influência portuguesa e espanhola, é um conjunto de danças praticadas principalmente no Sul do país com coreografia muito variada, geralmente os participantes formam rodas ou pares. É acompanhada de viola, rabeca, pandeiro e sanfona.
  • Frevo - tipicamente nordestina, no carnaval pernambucano multidões acompanham essa dança, o nome é uma referência a essa multidão que na empolgação do rítmo parece ferver.
  • Jongo - uma forma de batuque de terreiro popular no Sudeste, começou a ser praticada no tempo da escravidão por escravos de oringem banto. Existem muitas metáforas em seus pontos cantados, pois o branco não podia saber do que se tratava a canção.
  • Pau-de-Fita - de origem portuguesa e espanhola, é uma dança típica de festas juninas onde um mastro é enfeitado com fitas quando dançam em volta dele, as fitas são coloridas e enfeitam o mastro de cima para baixo.
  • Quadrilha - também chamada de dança caipira, sua orgiem vem dos bailados palacianos praticados na Europa, é praticada em todo o Brasil em épocas de festas juninas. É dançada em pares ao som  de sanfona, zabumba e triângulo.
  • Siriri - é uma dança que possui influências africana, portuguesa e espanhola  é típica dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Normalmente é executada em pares que se manifestam em roda e em fileiras batendo palmas e cantando.
  • Tambor-de-Criola - típica do Maranhão, é uma dança de umbigada reservada as mulheres. Elas se vestem com blusas brancas e saias coloridas, a umbigada se dá quando uma mulher que dança dentro da roda convida outra para ocupar seu lugar.
Referência: 
Almanaque Abril, 2008.        

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada