domingo, 10 de julho de 2011

Hiperrealismo, quando a pintura se confunde com a realidade.

Pintura de J. Enrique González. Título: Tres Botellas.
O hiperrealismo, também chamado de fotorrealismo, é uma técnica de pintura onde se procura atingir a realidade. As pinturas desses artistas se confundem com fotografias.
O estilo surge especialmente em Nova Iorque e na Califórnia (EUA) após 1960, representa uma tendência da arte contemporâmena que procura retormar o realismo. Para estudiosos do estilo o hiperrealisamo demonstra diferenças entre a foto e a pintura. " Richard Estes (1932), um dos grandes expoentes do novo estilo, é enfático: 'Não acredito que a fotografia dê a última palavra sobre a realidade'. Mesmo assim, afirma, 'o foto-realismo não poderia existir sem a fotografia'. " (Itaú cultural).O hiperrealismo tem propósitos de deixar o estático registrado, registra detalhes urbanos , outras vezes representa pessoas como se fossem fotos, captura detalhes do cotidiano.Para José Luís Ferreira; sociólogo, escritor e pesquisador de artes "A perenidade tendencial do hiperrealismo parece , assim, evidenciar-se como portador de uma intemporalidade relativa."
Vejamos algumas obras hiperrealistas. As duas primeiras pinturas são de J. Enrique Gonzaléz: Cama y mesita e Bolsay mazanas e outras duas são de R. Rubiales: A billy holliday e Que nos hace sapiens.


Referências:
FERREIRA, Luís José. Hiper-realismo (breve abordagem) ensaio. Edição eletrônica: Casa da Cultura.
Itaú Cultural.
José Gonzalés. Pintores mais populares.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada