domingo, 10 de julho de 2011

O estilo barroco, breves considerações.


Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife (PE), uma das glórias do barroco brasileiro. Imagem:
Só Literatura Acesso 20/04/216.

Para Ana Lúcia Araújo o barroco pode ser interpretado de várias formas, não existe uma forma definitiva, elas se completam. Pode ser considerado um movimento artístico característico dos séculos XVII e XVIII, como pode também ser interpretado de uma forma mais política, como um movimento da contra-reforma.
O barroco surgiu na Itália e teve mais repercussão nos países latinos europeus que nos germânicos. A arquitetura barroca se sobrepunha as demais artes - pintura, esculturas etc. - estas tinham mais o sentido de completá-la. Sobre a arquitetura barroca e suas formas e dimensões vemos que: "Barroco (palavra cujo significado tanto pode ser pérola irregular quanto mau gosto) é o período da arte que vai de 1600 a 1780 e se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação. É o estilo da grandiloquência e do exagero. Essas características todas podem ser explicadas pelo fato de o barroco ter sido um tipo de expressão de cunho propagandista." (Fonte)
No Brasil o Barroco chegou principalmente com os portugueses e estende-se até as primeiras décadas do século XIX. As igrejas de Minas Gerais são uma grande expressão do barroco brasileiro. Quando o nordeste perde a força econômica no Brasil com a descoberta do ouro em Minas Gerais: "O foco volta-se para o Rio de Janeiro, transformada em capital da colônia em 1763, e a região de Minas Gerais, desenvolvida à custa da descoberta de minas de ouro (1695) e diamante (ca.1730). Não por acaso, dois dos maiores artistas barrocos brasileiros trabalham exatamente nesse período: Mestre Valentim (ca.1745 - 1813), no Rio de Janeiro, e o Aleijadinho, em Ouro Preto e adjacências." (Itaú - Cultural).
Em contraposição com o renascimento a arquitetura barroca é marcada pelo dinamismo e pela teatralidade. O que surge é um maneira de desenhar os espaços formando "uma edificação de proporções ciclópicas, em que mais do que a exatidão da geometria prevalece a superposição de planos e volumes, um recurso que tende a produzir diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores." (Fonte)
Referência:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada