domingo, 10 de julho de 2011

O que é expressionismo?

Movimento artístico que teve seu auge no final do século XIX e início do século XX. Não se preocupava em representar a realidade mas sim a visão que o ser humano faz da realidade.
Sem preocupação com a beleza ou com os padrões procura mostrar as impressões, denuncia, não raro, as mazelas sociais, tem uma extensão dramática e às vezes subjetiva.
Suas principais características na pintura são: "pesquisa no domínio psicológico; cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio." [fonte]
O expressionismo abrangeu um grande variedade de expressões artísticas: pintura, música, teatro, cinema, dança e fotografia.
O período em que se desenvolveu esse movimento artísticos foi muito conturbado. Cenário da primeira guerra mundial, da revolução russa, do período entre guerras. Todos esses eventos propiciaram um clima com características únicas e férteis para tal movimento.
Nas palavras de Denise Santos Cruz o expressionismo foi "movimento de jovens artistas - a maioria de origem burguesa lutando contra a própria arte burguesa -" [1]
Interessante passagem citada pela nossa fonte [2] ressaltado a dificuldade de conceituar o expressionismo onde Manoel Bandeira envolvido com a revisão de um dicionário resolve perguntar à Mário de Andrade uma definição para expressinismo, e aí temos: "Tendência artística de origem alemã que submete os dados da realidade e as normas da técnica à visão pessoal que o artista tem do mundo".
Na pintura temos como os principais nomes do expressionismo Van Gogh, Paul Cézanne e Paul Gauguin. No cinema temos Paul Wegener - O estudante de Praga, Fritz Lang- O Canto dos Nibelungos, F.W. Murnau- Nosferatu. No teatro temos Max Reinhardt, dirigindo de forma revolucionária e se destacando pela maneira inovadora de como conduzir atores.
Referências:
[1] e [2] CRUZ, Denise Santos. O Expressionismo alemão. Revista Cinemim. nº 20 nov. 1986.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada