domingo, 10 de julho de 2011

O que é positivismo?

Auguste Comte
O positivismo marca a união entre a ciência e a técnica. Quando da Revolução Industrial no século XVIII, a burguesia em expansão viu vantagens no novo saber iniciado - a ciência moderna.
Para o positivismo é o ciência o único saber real e possível, devendo ser estendido incluve às ciências chamada humanas (sociais).
Para os positivistas são três os estágios evolutivos.
1. Teológico. Os fenômenos são representaçõs sobrenaturais, são as acões dos seres, o ser humano é dirigido essencialmente pelas suas investigações
2. Metafísico. Os fenômenos ocorrem de forma abstrata, pode ser entendido como uma modificação do primeiro estágio, pois que os agentes sobrenaturais são substituídos pelas forças abstratas.
3. Estágio Positivo. O mais evoluído onde o homem, onde atuam o raciocínio e a observação com a análise das leis que regem o universo.
A maor expressão do positvismo foi Auguste Comte. "Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798Paris, 5 de setembro de 1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo." [1]
Referências:
ARANHA, Maria Lúcia. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2ed. SãoPaulo: Moderna, 1993. pp. 115-116.
Almanaque Abril. Ed. Abril, 2008. p.247.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada