domingo, 10 de julho de 2011

O que foi a Belle Epoque?

O período conhecido como Belle Époque teve início na Europa no final do século XIX estendendo-se até aproximadamente 1.914. Mudou vários padrões estéticos, ifluenciou a arquitetura, a pintura, a moda, etc.
Uma época de grande ostentação motivada em partes pelas novas tecnologias que estavam surgindo provindas da segunda revolução industrial, a descoberta da energia elétrica, os bondes, as locamotivas, o telégrafo, o telefone o avião, o automóvel mudaram a cara do mundo naqueles tempos. As formas de pensar, os padrões estéteticos tiveram reflexo mundial, a grosso modo, foi uma época propícia a se evidenciar a beleza.
Essa tendência esteve presente no Brasil, influenciando o estilo de vida e a arquitetura, apesar de ter tido mais reflexo nas grandes cidade (São Paulo e Rio de Janeiro) o interior paulista viveu uma Belle Époque caipira, cidade movidas pela dinâmica cafeeira desfrutaram de condição para tal manifestação cultural. [1]
Um estilo arquitetônico que predominou na Belle Époque foi a art nouvoeau, estilo muito decorativo que leva-se em conta ornamentos, cores viva, curvas sinuosas, etc.
A moda feminima teve as seguintes características nesse período:
"O ideal de beleza eram as formas arredondas, estas foram ressaltadas nas curvas femininas: o espartilho era exageradamente apertado, o que deixava o corpo feminino em formato de “S”.
A moda da época era ter cerca de 40 cm de cintura, para isso muitas mulheres, não satisfeitas com o exagerado espartilho, operavam para a retirada das costelas flutuantes.
Além disso, a Belle Époque trouxe uma indumentária feminina que deixava todas as partes do corpo das mulheres cobertas por tecidos, apenas a face aparecia, até mesmo as mãos eram cobertas por luvas." [2]
A Belle Époque também pode ser analisada como uma tendência essencialmente burguesa/capitalista, com prodomínio do liberalismo econômico numa fase se ampliação do mercado mundial e grandes lucros.
Referências:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada