segunda-feira, 4 de julho de 2011

Produção e consumo mundial de ferro.

O ferro é um metal muito utilizado no mundo inteiro, a liga mais importante que contém ferro é o aço. Com grande utilidade na construção civil está presente em praticamente toda construção em todo mundo.
O minério de ferro é o principal recurso mineral do nosso país, estima-se que nossas reservas sejam da ordem de 12 bilhões de toneladas. Os estados de Minas Gerais e do Pará são os principais produtores do minério de ferro.
Cerca de 75% do minério de ferro produzido no Brasil são extraídos do quadrilátero ferrifero, em Minas Gerais, mais da metade desse volume é exportado.
Países como Austrália, China, Índia, Rússia, Estados Unidos, Canadá e África do Sul também produzem significativas quantidades de minério de ferro. Esses países, juntamente com o Brasil, participam do comérico mundial desse produto.
Alguns deles, além de ser grandes produtores também são grandes consumidores, China e Estados Unidos são exemplos. O Japão, por sua vez, consome muito ferro e praticamente não o produz, tornando-se, assim, dependente desse produto no mercado estrangeiro. Austrália e Brasil destacam-se como grandes exportadores de minério de ferro, pois apesar de utilizarem-no em suas indústrias produzem mais do que cosomem.
O mapa abaixo nos dá uma boa visão do comércio e produção mundial de ferro.
Notem os fluxos significativos partindo do Brasil em direção aos mercados consumidores da Europa, Japão, China e Coreia do Sul. A Austrália exporta principalmente para o mercado asiático. A África do Sul tem dois fluxos, praticamente idêntico, enviando o minério de ferro para China, Japão e Europa.
Referências:
CANTO, Eduardo Leito do. Minerais, minérios, metais: de onde v~em para onde vão? São Paulo: Moderna, 1996 (coleção polêmica).
São Paulo (Estado) Caderno do professor: geografia, ensino fundamental, 7ª série. Maria Inês Fine (coord.)São Paulo: SEE, 2008.   
Mapa:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada