quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A produção per capita de alimentos no mundo.

O medo da população crescer mais que a produção de alimentos foi disseminado com Thomas Malthus. Sua teoria assustou muita gente e ainda assunta, foi modificada e reanalisada. Hoje, de modo geral, é menos preocupante entre os intelectuais e estudiosos.   
A produção per capita de alimentos no mundo vem aumentando consideravelmente desde a década de 1980. Praticamente todas as regiões produzem mais alimentos do que consomem, com exceção da África, local onde a produção de alimentos per capita vem diminundo. Mas, a Ásia, por exemplo, que possui a maior população entre os continentes, vem aumentando positivamente a produção de gêneros alimentícios.
Sem maiores abrangências, podemos falar que a fome e a falta de alimentos estão mais ligadas às condições de distribuição e a má divisão do que com a produção em si. A partir do momento em que o alimento virou mercadoria, consome-o quem pode comprá-lo. Partindo desse pressuposto, ocorre a falta de alimento.
Outro fator que temos que abordar é a questão ambiental. Será que o planeta aguenta tanta produção de alimento?
Malthus não previu as tecnologias ligadas a biotecnologia, a correção de solo, etc. Esses tecnologias (revolução verde) promoveram uma fantástica produção de alimentos, salvou muita gente da fome, mas pode ter comprometido o equillíbrio ecológico do planeta.
Não se sabe (ou pelo menos omitem) os verdadeiros impactos causados por produtos transgênicos, por máquinas que compactam o solo, produtos químicos que contaminam a terra e os lençóis freáticos e assim por diante.
Aprendemos a produzir alimentos em meados do século XX, o desafio para o século XXI é continuarmos produzindo quantidades suficientes de alimentos sem "matar" o planeta.
Referências:
Estado do meio ambiente e retrospectiva políticas: 1972-2002. Terra [online] http://www.wwiuma.org.br/geo_mundial_arquivos/cap2_%20terra.pdf
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental - 8ª série. Maria Inês Fini (coord.) São Paulo: SEE, 2009.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada