segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Disponibilidade de água pelo mundo.

O mapa representa a disponibilidade de água pelo mundo, as áreas em vermelho estão em estado de alerta e correm o risco de entrar em estado de penúria por volta de 2025.
A água no planeta Terra faz parte de um ciclo, quando ouvimos dizer que a água está se tornado escassa ou que ela vai acabar temos que entender, mais precisamente, que estão se referindo a água fácil de se usar, com possibilidades econômicas de potabilização e viabilidade de ser usada.
Descartando ocorrências astronômicas e/ou geológicas complexas a água no planeta não acaba. Não conseguiremos fazer a água desaparecer como estamos fazendo com as florestas por exemplo. O problema é que ela se torna imprópria para o uso e também pode mudar de lugar. 
Práticas econômicas contaminam a água, alteram seu ciclo natural em determinadas regiões. Pode acontecer que onde chovia com regularidade agora chove menos ou deixou de chover. A água não acompanha os aglomerados urbanos, na maioria das vezes ocorre o contrário, isto é, o ser humano é que se estabelece onde tem água. E com isso, vai tornando-a imprópria para o uso.
Assim, temos regiões populosas no planeta que vão sofrer com a falta do precioso líquido. Essas regiões se concentram principalmente no Continente Africano, no Oriente Médio e em algumas regiões do Centro-Sul da Ásia. Elas já sofrem com a falta de água e, segundo a Unesco, por volta de 2025 muitos países dessas regiões estarão em estado de penúria.   
Para o OMS (Organização Mundial da Saúde) que considera o acesso à água um direito de todo cidadão, estabece que 80 litros diários por habitante seria o ideal. Alguns países usam muito mais que isso, outros não conseguem obter essa quantidade.
Analisem os dados.
PAÍS CONSUMO DE ÁGUA PER CAPITA
Escócia 410 litros/pessoa/dia
Estados Unidos/Canadá 300 litros/pessoa/dia
Austrália 270 litros/pessoa/dia
Brasil RJ 140 litros/pessoa/dia
Brasil MG 124 litros/pessoa/dia
Brasil DF 225 litros/pessoa/dia
Brasil Norte 140 litros/pessoa/dia
Outras infomações que devemos considerar diz respeito à distribuição de água doce pelo planeta, vemos que a maior parte seencontra nos oceanos, depois geleiras...vejam:
Local Volume (km3) Percentual do total (%)
Oceanos 1.370.000 97,61
Calotas polares e geleiras 29.000 2,08
Água subterrânea 4.000 0,29
Água doce de lagos 125 0,009
Água salgada de lagos 104 0,008
Água misturada no solo 67 0,005
Rios 1,2 0,00009
Vapor d’água na atmosfera 14 0,0009
Fonte: R.G. Wetzel, 1983. tabela 1.1
Refeerências:
BRANCO, Samuel Murgel. Água: origem, uso  e preservação.São Paulo: Moderna, s/d.
São Paulo (Estado) Caderno do professor: geografia, ensino fundamental - 7ª série, 3º bim. Maria Inês Fini (coord.) São Paulo: SEE, 2008.
Dados:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada