domingo, 16 de outubro de 2011

O arco Norte - uma nova onda de desenvolvimento no norte do Brasil.

Expansão das práticas agrícolas e das atividades de mineração geraram uma onda de investimentos na Amazônia legal da ordem de 212 bilhões de reais.
Obras de infraestrutura como: energia, transporte e mineração criam condições para a instalação de indústrias. Todo esse investimento gerará um fluxo de exportação chamado de arco Norte que vai desde Porto Velho (RO), passa pelos estados do Amazonas e Pará até o Maranhão. Uma extensa área na Amazônia Legal, região criada para concentrar políticas públicas em 1966 que engloba 9 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
Saída das exportação para o norte será uma opção aos portos do Sul e do Sudeste.
Santos, Paranaguá e Vitória são responsáveis por 60% das exportações do Brasil, os portos da Amazônia respondem por apenas 12% do total. Como a fronteira agrícola e o "desenvolvimento" estão avançando para o norte o correto é a infraestrutura de transporte acompanhar essa tendência, facilitando, assim, o escoamento de produtos via Amazônia. Uma produção do Centro-Oeste escoada pela Amazônia tem 1.000 quilômetros a menos para percorrer, o resultado é economia no frete com quatro dias a menos de viagem.
Meio Ambiente.
Ambientalistas criticam o modelo de desenvolvimento e fazem alusão à epoca da ditadura militar, em que vários projetos de desenvolvimento causaram sérios impactos ambientais na Amazônia. Estudiosos afirmam que mais uma vez só estão pensando no que tirar de lá. O lado social vem sendo esquecido. Um bom exemplo é a cidade de Porto Velho, em decorrência da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio recebeu em torno de 120 mil pessoas, o que causou um impacto nos serviços de educação e saúde que ainda não foram solucionados.
O impacto ambiental como retirada de árvores, desgaste de solo, perda de biodiversidade e mudanças no curso de rios também tem que ser considerado.
Referências:
Folha de São Paulo - Mercado B-1/B-6, 16 out. 2011.(inclusive imagem)    
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada