sábado, 15 de outubro de 2011

A revolução tecnológica e a rede de cidades no Brasil.

Rede de cidades no Brasil.
As mudanças tecnológicas que começaram a surgir na década de 1970 e se consolidaram no início do século XXI, deram um reordenamento no território brasileiro.
De modo geral, podemos dizer que houve uma mudança na conectividade entre as cidades devido, principalmente, à abrangência das tecnologias de comunicação e informação que alcançaram praticamente todo território nacional.
Para Milton Santos: 
"A revolução da telecomunicações, iniciada no Brasil dos anos 70, foi um marco no processo de reticulação do território. Novos recortes espaciais, estruturados a partir de forças centrípetas e centrífugas, decorriam de uma nova ordem, de uma divisão territorial do trabalho em processo de realização. Do telégrafo ao telefone e ao telex, do fax e do computador ao satélite, à fibra óptica e à Internet, o desenvolvimento das telecomunicações particpou vigorosamente do jogo entre separação material das atividade e unificação organizacional dos comandos." (SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura, 2005. p.73)
Na década de 1970, uma família do interior não se comunicava plenamente com as capitais. O sistema de comunicações era pouco abrangente, existia a figura da telefonista que completava as ligações e em muitos locais a programação da tevê obedecia um determinado horário. Hoje, a internet, a tevê por assinatura via satélite, a telefonia móvel vem se popularizando. As pessoas aumentaram o poder de compra e as tecnologias também se afirmam com preços mais acessíveis.
Ainda notamos uma certa concentração de tecnologia, ou seja, das inovações tecnológicas. O Centro-Sul, ou como Milton Santos defende, a região concentrada, ainda partipa no território nacional com um maior concentração telefonia fixa e móvel, de microcomputadores e de internet. Porém essas tecnologias alcançam todo país.
A rede de cidades.
A concentração de cidades no Brasil acompanha a concentração da tecnologia e das inovações tecnológias. Mais uma vez é o Centro-Sul que possui uma rede mais densa de cidades. As quais se inter-relacionam através da infraestrutura de comunicação e informação. Notamos, assim, que os município de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte possuem um maior acúmulo de ciência e tecnologia em relação aos outros municípios do Brasil. Ao contrário, se analisarmos mapas temáticos e tecermos análises mais abrangentes, veremos que os município de Salvador, Fortaleza e Manaus, apesar de grande concentração populacional, localizam-se em regiões onde há baixo conteúdo informacional.
Referências:
SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: territorio e sociedade no iníco do século XXI. São Paulo: Record, 2005.
São Paulo (Estado) Secretaria de Educação. Caderno do professor; geografia, ensino fundamental, 6ª série, 4º bimestre. Maria Inês Fini (cood.) São Paulo, SEE, 2008.   

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada