sábado, 19 de novembro de 2011

Como fazer um trabalho escolar pesquisando em sites e blogs.

Muitas vezes quando eu indico um site ou um blog para que alunos possam pesquisar escuto: professor, o site é legal mais eu não achei o que queria. Em tempos de internet e novos textos (hipertextos) o aluno tem que aprender a pesquisar nas novas mídias.
Num livro, no ato da aula, pois que é palpável, dá para nós mostrarmos para o aluno o índice, a editora, quem o escreveu, o ano da publicação, etc. No site, os cuidados não devem ser diferentes, temos apenas que observá-lo de outra forma. Vejamos o meu próprio blog como exemplo.
Para começo de conversa, tanto um site como um blog de qualidade devem indicar quem o escreve e de preferência fornecer alguma informações sobre o autor: o que ele faz, qual é sua formação, onde trabalha, etc. Isso dá mais credibilidade na hora de pesquisarmos. Depois temos que ter em mente que sites e blogs podem sair do ar de uma hora para outra, então é interessante sabermos há quando tempo eles estão no ar, procure saber também se os escritos postados ali tem citação de fontes e/ou quais foram as referências usadas para produzi-los, isso indica que o material que você está lendo foi produto de uma pesquisa. Porém, às vezes trata-se de um artigo de opinião, neste caso, está identificado antes do texto que se trata de um artigo de opinião (pelo menos eu procedo assim).
Tomando esses cuidados você pode usar como referência sites e blogs e fazer um excelente trabalho de pesquisa. Nunca se esqueça de citar no trabalho o site ou o blog que você pesquisou, para isso é só clicar no barra de endereço, selecionar e depois com o botão direito do mause copie o cole no trabalho, é interessante colocar a data em que você pesquisou. 
Veja abaixo algumas exemplificações na imagem.
A marcação nº 1, em verde, é um pequeno mural de avisos, às vezes eu anuncio ali alguma data importante ou algum assunto do qual estão pedindo muitas explicações. A marcação nº 2, em azul, está meus e-mails, sites interessantes e materiais que eu disponibilizo para baixar. A marcação nº 3, em vermelho, você tem as estatísticas, o histórico do blog, uma pequena biografia minha, espaço destinado a alunos, etc. Por fim, a marcação nª 4, em preto, é uma forma de você pesquisar no blog, é só digitar o que você procura que se estiver no blog abrirá um link para o assunto.
É isso aí.
Agora não tem mais desculpas eh...  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada